Oficiais recebem treinamento sobre relacionamento com a imprensa

6 de agosto de 2015 - 22:59

Nesta quinta-feira (06), os capitães da Polícia Militar (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) que participam da etapa presencial do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Quadro Administrativo (CAO QOA) na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) iniciaram o conteúdo de Comunicação Social e Media Training.

A disciplina objetiva capacitar os oficiais a atuarem na mediação da relação das instituições com o público, opinião pública e os diversos segmentos de mídia, seja em momentos de entrevistas, eventos, cerimoniais ou em situações que necessite de um porta-voz preparado para responder e agir corretamente a qualquer tipo de situação ou demanda.

Segundo o facilitador da curso, Tenente Coronel PM Fernando Albano, dentro das atividades operacionais e administrativas os capitães lidam constantemente com situações em que precisam prestar informações à sociedade, para isso é importante que eles estejam afinados com as técnicas de entrevistas e conversação para representar as instituições. “Essa é uma disciplina que exige do oficial treinamento. Ele precisa ter noções mínimas no que diz respeito a melhor forma de se apresentar, através da postura corporal e impostação de voz.”, aponta.

A disciplina tem uma carga horária de 18 horas/aulas, e contempla em sua estrutura curricular, conteúdos que abordam Comunicação e Crise; Ruídos de Comunicação; Porta-voz; Tipos de Entrevista e Discursos; Comportamento diante das câmeras; Elementos visuais no ato de se vesti;  Dicas para evitar gafes no ato de se vestir; Cuidados pessoais a favor da imagem,  Os efeitos da cor e as Atitudes adequadas de Postura e Compostura.

Para o aluno, Capitão PM Luiz Gonzaga de Almeida, esse conteúdo irá orientar quanto à concessão de entrevistas, o bom relacionamento com a imprensa e o fortalecimento da imagem institucional “O Media Training é fundamental, porque vai nos nortear na questão das posturas em entrevistas, e como verbalizar diante das mídias, para o público interno e externo da nossa instituição.” ressalta.