Futuros Bombeiros participam de treinamento no Núcleo de Busca e Salvamento do CBMCE

6 de fevereiro de 2015 - 08:37

Nesta quarta-feira (04), os alunos do Curso de Formação Profissional para Carreira de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CFPCP/BM) que estão cursando a disciplina de Salvamento em Altura e Terrestres, participaram de instrução prática no Núcleo de Busca e Salvamento (NBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, localizado na Avenida Leste Oeste.

Na ocasião, os alunos aprenderam a reconhecer e utilizar de forma correta equipamentos como: o cilindro de ar comprimido e a máscara autônoma, que são utilizados na proteção das vias respiratórias em casos de ocorrências que envolva incêndio ou caso de vazamentos de gases, protegendo o profissional da fumaça e liberação de gases de material em decomposição.

No primeiro momento os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e aprender a utilizar adequadamente os equipamentos. Em seguida, foram devidamente equipados com cilindros e máscaras, realizando um treinamento de salvamento com transporte de vítima, empregando o uso da prancha de resgate.

O itinerário do percurso ocorreu nas dependências do Quartel e contou com diversos níveis de dificuldades, demonstrando a complexidade de resgatar vítimas com equipamentos que limitam a visão e a respiração, treinando o controle psicológico e respiratório em situações de tensão. Os futuros bombeiros militares tiveram ainda, que subir e descer escadas transportando paciente, a fim de demonstrar que se pode transitar por diversos tipos de corredores e conseguir socorrer seja qual for a situação e o local. Por fim os alunos foram submetidos a jatos de água, exigindo esforço físico nesse tipo de ocorrências.

Para o instrutor e titular da disciplina, Capitão BM Humberto Carvalho é importante que os alunos conheçam os principais instrumentos de trabalho dos bombeiros e saibam utilizá-los da forma correta. “A máscara autônoma causa fobia em alguns profissionais, por ocasionar uma sensação de sufocamento, embora o equipamento tenha um fluxo de ar. Por isso é tão importante que trabalhem o aspecto psicológico nestes treinamentos e se familiarizem com estes equipamentos, antes mesmo de ingressarem na profissão.”, explicou.