AESP inaugura Centro de Treinamento de Tiro Policial, com o I Torneio de Integração de Tiro da AESP/CE

21 de outubro de 2013 - 10:31

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) inaugurou, na manhã desta sexta-feira, 18 de outubro, o Centro de Treinamento de Tiro Policial, com o I Torneio de Integração deTiro da AESP/CE. O evento ocorreu com o apoio da Federação Cearense de Tiro Esportivo (FCTE).

Prestigiaram o torneio o Cel PMPE Frederico Malta, Controlador Geral Adjunto da Controladoria Geral de Disciplina (CGD), o Secretário Executivo da CGD, Geraldo Bertolo, o MJ PM Régis Rodrigues, Secretário Executivo da Casa Militar, o Presidente da FCTE, Francisco Xavier, o Diretor Geral e a Secretária Executiva da AESP, Cel PM Roosevelt Alencar e Mariana Abreu, dentre outras autoridades.

Durante a cerimônia, o Coordenador Adjunto do Controle Externo da Atividade Policial e Titular da Promoção do Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Fortaleza, José Francisco de Oliveira Filho, recebeu das mãos do Diretor Geral da AESP, a comenda ?Conhecimento, Cidadania, Cultura e Confiança?, em reconhecimento ao serviço prestado à Academia e à sociedade cearense, com reflexo na área de ensino.

TORNEIO – O torneio contou com a participação de profissionais da PMCE, da PCCE, do CBMCE, da PEFOCE, da AESP/CE, da SSPDS-CE, da CGD, da Casa Militar, da PF, da Polícia e PRF, das Forças Armadas, da JF/CE, da Justiça do Trabalho, da Auditoria Militar Estadual, da Auditoria Militar da União, da DPE, da AGU, do MPE, da PGJ/CE, da PGE/CE, da SEJUS/CE, do DAE, do TCE, da ALEC, da PMF, da UFC, da UECE, da OAB, do TCM e do TCE.

As provas foram disputadas em dupla e somente puderam participar atletas habilitados ao manuseio de arma de fogo, comprovado por apresentação de identidade funcional, porte ou registro de arma de fogo em seu próprio nome. A pontuação final foi o resultado total da soma dos pontos obtidos por cada dupla.

O torneio foi disputado em três categorias:
Categoria 1 ? Policiais, Bombeiros e Forças Armadas, Categoria 2 – Servidores Públicos, e Categoria 3 ? Convidados.



GANHADORES –
Saíram vencedores na categoria ?convidados?, o Presidente da FCTE, Francisco Xavier, em primeiro lugar, seguido por Glauci Maia, do TCM, em segundo e por Francisco Eudório Fernandes, da Comissão de Segurança Pública da OAB/CE, em terceiro lugar.

Na categoria ?servidores públicos? ganhou Augusto Santos Gaspar, da Auditoria Militar.

Na categoria ?policiais, bombeiros e forças armadas? individual, ganhou a Escrivã de Polícia Civil e instrutora de tiro da AESP, Necy Parente, seguida por Fábio Oliveira Lima, da PRF, em segundo, e João Soares Moraes Filho, do CMBCE, em terceiro.

Na categoria ?policiais, bombeiros e forças armadas por equipes?, em primeiro lugar ficou a PRF, em segundo a PEFOCE, e em terceiro a AESP/CE.

Na categoria ?geral masculino individual?, Fábio Oliveira Lima conquistou, mais uma vez, o primeiro lugar, seguido João Soares Filho, e por João Petrola de Melo, da PEFOCE.

Na categoria ?geral feminino individual?, Necy Parente ficou em primeiro lugar, e em segundo Glaucy Maia Pinheiro.

Os vencedores do troféu geral individual foram Necy Parente, Fábio Oliveira e João Soares Filho. E o troféu geral por equipe foram, em primeiro lugar para a PRF, depois para a PEFOCE, e em terceiro para a AESP/CE.


Francisco Xavier – Presidente da FTCE

CENTRO DE TREINAMENTO –
O Centro de Treinamento de Tiro Policial da AESP/CE conta com dois estandes de tiros, com parabalas aéreos de concreto e madeira, muros de contenção de concreto e cinco mil pneus com areia servindo de anteparos dessas contenções, além de ter sido implantada uma sala de aula climatizada para as instruções teóricas antes das práticas, propiciando segurança e o conforto aos atiradores.

Os estandes contam com 36 postos de tiro que têm a capacidade de atender 6000 alunos ao longo de um ano, para uma prática de oito horas na linha de tiro.

Para o Presidente da FTCE, Francisco Xavier, foi uma satisfação estar na inauguração. Ele parabenizou a Academia pelo novo equipamento. ?É muito gratificante receber o convite para testemunhar a inauguração de um dos melhores estandes no momento que temos para a prática de tiro, a nível nacional. As instituições de Segurança do Estado se beneficiam é com uma estrutura melhor, para que façam seus treinamentos, seus trabalhos de forma mais segura, e a população, claro, vai ganhar muito com isso?.

Segundo o Diretor Geral da AESP, Cel PM Roosevelt Alencar, o investimento no Centro de Treinamento de Tiro demonstra a preocupação com a aproximação do ensino à atividade policial nas ruas. ?O CTTP passou por toda uma reestruturação para proporcionar às Instituições de Segurança Pública melhores cursos e que eles aconteçam de maneira contínua, inclusive para os bombeiros, que são militares e, por isso, devem aprender as técnicas do tiro, que já constam nas nossas novas matrizes curriculares?.

Quanto às instruções de tiro, o Diretor salientou que o mais importante é saber que só se deve atirar quando se é para salvar vidas. Além disso, as novas matrizes curriculares introduzem nas instruções a aplicação do ?Método Giraldi?, ou ?Tiro Defensivo na Preservação da Vida?, utilizado primeiramente pela Polícia Militar de São Paulo, a partir de 1998.

O método é reconhecido pelo Comitê da Cruz Vermelha e pela Organização das Nações Unidas (ONU) e recomendado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). A técnica tem como base a simulação de situações de risco, para o uso racional da arma de fogo.

Mais de trinta instrutores e conteudistas passaram por um nivelamento, no início do mês, para que todos os discentes que vierem a passar pela AESP, de diferentes turmas e cursos, tenham um treinamento de igual qualidade, observando as especificidades de cada Instituição.