AESP promove palestra sobre a Força Nacional de Segurança Pública

3 de julho de 2013 - 11:50

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) promoveu, via Assessoria de Extensão e Cultura, no dia 21 de junho, sexta-feira, palestra com o Tenente PMDF João Camilo Miranda Camargos, Chefe da Sessão de Planejamento e Instrução da Operação Copa das Confederações 2013 em Fortaleza, da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), direcionada aos candidatos do Curso de Formação Profissional da Polícia Militar do Ceará (CFP/PMCE).

O Oficial falou a respeito da criação, forma de ingresso, estrutura, das ações e do funcionamento da Força Nacional de Segurança Pública em todo o País e respondeu as mais diversas dúvidas dos candidatos.

 
Força Nacional

A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) foi criada no ano de 2004 e possui sede localizada no entorno do Distrito Federal, em Luziânia, município brasileiro do estado de Goiás. Se trata de um programa de cooperação de Segurança Pública, coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça (MJ) e idealizado pelo Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

Atualmente tem como comandante o Tenente – Coronel da Brigada Militar do Rio Grande do Sul Alexandre Augusto Aragón. A FN auxiliou o trabalho das Forças Estaduais de Segurança Pública durante todo o período da Copa das Confederações. No Ceará, a Tropa composta por 216 FNs, ficou hospedada nas dependências da AESP, o que proporcionou uma grande troca de experiências e de saberes entre os profissionais de segurança.

 
Currículo Palestrante:

– Curso de Formação de Oficiais – Academia de Polícia Militar de Brasília/DF – 2007

– Curso de Método Giraldi – Treinamento de Tiro Policial – 2008

– Curso de Motocicleta Policial Militar – Batalhão de Polícia Rodoviária – PMDF – 2008

– Curso de Inteligência Policial – ABIN – 2009

– Curso de Operações de Inteligência – Centro de Inteligência da Marinha do

Brasil – 2009

– Patrulhamento Tático Móvel – PATAMO – Batalhão de Operações  Especiais / PMDF – 2010

– Estágio de Aplicações  Táticas – EAT

– Instrução de Nivelamento e Conhecimento da Força Nacional – 2010 –

– Batalhão Especial de Pronto Emprego – 2010

– Condecorado com a Medalha 200 Anos – PMDF – 2009

– Atualmente está Comandando o 4º Pelotão de Patrulhamento Tático Móvel do
BPChoque da PMDF – 2013