Discentes do CHO participam de instrução de Tiro Policial Defensivo

30 de abril de 2013 - 16:01

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou, nos dias 16 e 23 de abril, instrução de Tiro Policial Defensivo para os discentes do Curso de Habilitação a Oficiais (CHO). Ao todo, 31 alunos estiveram presentes na instrução.

Eles puderam rever e praticar os conceitos básicos do Tiro Policial Defensivo, como forma de reciclar e aperfeiçoar as técnicas já aprendidas. Dentre os conceitos revistos, estavam regras de segurança com o armamento, fundamentos do Tiro Policial Defensivo e as posições de tiro.

Foram realizados vários exercícios e ainda uma simulação de retirada de panes, com o objetivo de revisar os procedimentos a serem adotados quando o policial se deparar com esse tipo de situação em ocorrências cotidianas da atividade policial.

Para o Diretor Geral da AESP, Cel PM Roosevelt Alencar, a importância das instruções práticas de tiro se deve à possibilidade do policial poder entender melhor os mecanismos das diversas armas de fogo utilizadas pela Polícia Militar. "Dessa maneira, eles adquirem confiança para o manuseio das armas e para efetuar os disparos de maneira responsável e segura em via pública, além de cultivarem o zelo pelo material. Porém, o principal objetivo da instrução é fazer os discentes perceberem que o uso da arma de fogo deve ser o último recurso de defesa no escalonamento do uso diferenciado da força, além de melhorarem o equilíbrio emocional diante de uma situação operacional real", afirma o Diretor.

Ministraram o treinamento o MAJ PM Carlos Frederico Gadelha, o CAP PM Claudomiro Souza da Silva e a Inspetora de Polícia Civil Raimunda Necy Parente.