AESP prestigia solenidade de formatura dos 920 novos PMs habilitados a soldados pela Academia

1 de março de 2013 - 09:50

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), por meio da Direção Geral, Secretaria Executiva, Assessores, Coordenadores e demais colaboradores se fez presente na Solenidade de Formatura dos 920 novos policiais militares, em que habilitou, no ano de 2012, ao cargo de soldado, realizada na última terça-feira, (05 de fevereiro), no Centro de Eventos do Ceará, presidida pelo Governador do Estado, Cid Gomes e pelo Secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Cel PM Francisco Bezerra.

A Solenidade de Formatura também foi prestigiada pelos Secretários Estaduais Cel PM Joel Brasil (Casa Militar), Mauro Filho (Fazenda) e Ferruccio Feitosa (Copa); o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Cel PM Werisleik Matias; Delegado Geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas; Perita Adjunta da Perícia Forense (PEFOCE), Adilina Feitosa; autoridades ligadas à área da segurança pública e prefeitos.

Formaram-se 920 policiais militares, sendo 877 homens e 43 mulheres que, a partir desta quinta-feira (07 de fevereiro) reforçam o policiamento no interior do Estado. De acordo com o Comando Geral da (PMCE), Werisleik Matias, os policiais já serão integrados aos planos de reforço na segurança para o Carnaval nos municípios do interior.

No decorrer da Solenidade de Formatura, Cid Gomes, Governador do Estado do Ceará, fez a entrega da chave simbólica das 39 viaturas que irão reforçar o policiamento ostensivo do interior do Estado, autorizou a apresentação dos formandos, realizada pelo Comandante da Parada Militar e Supervisor do Núcleo de Educação Física da AESP/CE, Capitão PM Johnny Dias Mota e realizou a entrega dos diplomas de honra ao mérito intelectual, conferidos de forma inédita pelo Diretor Geral da Academia, Cel PM Roosevelt Alencar, das três melhores colocações no processo de formação.

Também foi feita a leitura do ato de nomeação dos novos soldados da polícia militar, 1ª turma de 2013, a colocação das insígneas nos formandos a partir de seus padrinhos e madrinhas e a realização do juramento comandado pelo Cel PM Werisleik Matias.

Da esquerda para a direita – Diplomados com Honra ao Mérito Intelectual no CFP/PMCE: SD PM João Rolim da Silva (3º Lugar); SD PM José Luiz Lima Colares (2º Lugar);  SD PM Jósé Lopes Dias (1º Lugar); e o Governo do Estado, Cid Gomes.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra, destacou a importância daquele momento na vida dos Policiais Militares e  dos familiares deles, para o sistema de segurança Pública e para a sociedade em geral. "Hoje é um dia de festa não só para esses jovens e seus familiares, mas também para toda a população cearense. Honrem essa farda. Amem a Polícia Militar. A partir de hoje, pesa sobre os ombros de cada um de vocês a responsabilidade de defender a sociedade cearense", disse o secretário.

VIATURAS – Além da formação dos novos policiais, o Governo do Estado entregará 39 viaturas destinadas aos destacamentos da Polícia Militar no interior. As cidades contempladas são: Fortim, Palhano, Barros, Porteiras, Antonina do Norte, Tarrafas, Alcântara, Cariré, Groaíras, Irauçuba, Meruoca, Reriutaba, Tejuçuoca, Frecheirinha, Graça, Ibiapina, Pires Ferreira, Barroquinha, Morapujo, Senador Sá, Apuiarés, Caridade, Itatira, Paramoti, Aratuba, Miraíma, Morrinhos, São Gonçalo do Amarante, São Luiz do Curu, Uruburetama, Cariús, Catarina, Orós, Piquet Carneiro, Quixelô, Ibaretama, Ibicuitinga, Irapuan Pinheiro, Milhã.

CONCURSO – Lançado em novembro de 2011, o Concurso da Polícia Militar é destinado ao aumento do efetivo da Polícia Militar no Ceará. O concurso, que teve inscrições ainda em novembro e dezembro de 2011. Foram 40.806 inscritos, sendo 34.774 homens e 6.032 mulheres, disputando 950 vagas para homens e 50 vagas para mulheres.

Segundo o Diretor Geral da AESP/CE, Cel PM Roosevelt Alencar, os novos PMs após o processo de aprovação no concurso, foram submetidos a testes eliminatórios médico, biométrico, físico e toxicológico (com a colheita de cabelos para análise em laboratório).

Já no curso de formação, realizado pela Academia, segundo Alencar, os alunos cumpriram uma grade elaborada de acordo com a Matriz Curricular Nacional elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão vinculado ao Ministério da Justiça.

Dentre os conteúdos estudados por esses novos PMs, cita-se: Direitos Penal, administrativo, ambiental e civil. "Também participaram de vários seminários, como os que trataram da Lei Maria da Penha, Lei do Desarmamento e a nova Lei dos Entorpecentes", destaca o gestor da academia.

Na parte prática, submeteram-se aos cursos de Técnica Policial Militar, Tiro Policial Defensivo, Armamento e Tiro, Educação Física Militar, Ordem Unida, além de aulas de Ética, Cidadania, Direitos Humanos e Diversidade Sexual.

Os 920 novos policiais militares fazem parte da primeira turma do Curso de Formação Profissional ao Cargo de Soldado da Polícia Militar do Ceará (CFP/PMCE), realizado em 2012. Logo após a formatura dessa turma, mais 1.150 novos policiais farão o curso com conclusão prevista ainda para este ano. Em 2014 será formada uma terceira turma, com efetivo que atingirá, ao final desta nova formação, um número total de 3.000 novos PMs (total das três turmas).

Os próximos processos de formação previstos foram autorizados pelo Governador do Estado, Cid Gomes: "Estou autorizando a convocação de mais 1.150 aprovados no último concurso para darmos início à segunda turma e tentar até o fim do meu mandato, convocarmos os outros mil aprovados", afirmou o governador.