Aesp conclui I Curso de Segurança Legislativa em parceria com a Alece e reforça integração institucional no Ceará

23 de junho de 2026 - 18:02 # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) concluiu, nesta terça-feira (23), em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o I Curso de Segurança Legislativa (CSL), primeira formação voltada especificamente para a atuação da segurança institucional no âmbito do Poder Legislativo estadual. O encerramento foi marcado por sessão solene no Plenário 13 de Maio, realizada por requerimento do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri, e destacou o papel da Academia na qualificação técnica e integrada dos profissionais de segurança pública.

A iniciativa representa um marco para o fortalecimento institucional do Ceará e evidencia a contribuição da Aesp/CE na formação continuada dos agentes responsáveis pela proteção do patrimônio público, da ordem nas dependências do Parlamento e da integridade de parlamentares, servidores e cidadãos. Ao longo do curso, os participantes receberam capacitação em áreas como proteção patrimonial, segurança de autoridades, preservação da ordem institucional, gestão de riscos, prevenção de incidentes e mediação de conflitos, consolidando avanços na modernização e profissionalização da atividade.

A sessão solene foi presidida pela deputada estadual Luana Régia e contou com a presença de autoridades civis e militares. Entre elas, a delegada Joseana Oliveira, representando o diretor-geral da Aesp/CE, Leonardo Barreto; o coronel Vandicles Sérgio de Oliveira Júnior, subcomandante-geral da Polícia Militar do Ceará, representando o comando da PMCE; o coronel Cleiton, coordenador de Polícia da Alece; o tenente-coronel Rabelo, representando o chefe da Casa Militar, coronel Alex Ferreira; o promotor de Justiça Renato Magalhães de Melo, coordenador do Grupo de Atuação Especial em Segurança Pública do Ministério Público do Estado do Ceará, representando o procurador-geral de Justiça, Herbert Gonçalves Santos; além de Thiago Frota, chefe de gabinete da Presidência da Alece, e Manoel Jucá, diretor de Administração da Casa.

Ao todo, 50 agentes de segurança pública concluíram a formação, que se tornou a primeira do Estado direcionada exclusivamente à segurança legislativa. Durante a solenidade, também foram entregues diplomas de mérito intelectual aos destaques da turma. O 2º sargento PM Renato Cavalcante Lima foi homenageado pela 1ª colocação geral. O cabo PM Natanael Moreira de Araújo recebeu a distinção pelo 2º lugar, e o cabo PM Thiago de Holanda Dutra foi agraciado com o 3º lugar no curso. Autoridades e instrutores que contribuíram para a realização da capacitação também foram homenageados com placas e troféus, além do descerramento da placa oficial do curso.

Representando a Aesp/CE na sessão solene, a delegada Joseana Oliveira, coordenadora de Pós-Graduação e Ensino Integrado da Academia, destacou o diferencial da instituição no cenário nacional e a importância da cooperação entre os órgãos envolvidos na formação. “A Aesp/CE é uma academia estadual de segurança pública e única em todo o nosso país, onde nós temos o ensino integrado das forças de segurança pública do Estado do Ceará.”

Ela enfatizou que o curso é resultado de uma articulação institucional entre diferentes órgãos e reforça o compromisso da Academia com a qualificação profissional. “Essa capacitação é fruto dessa integração, dessa cooperação técnica entre o Poder Legislativo, o Poder Executivo, a Casa Militar e a Aesp. Isso possibilita que os senhores tenham uma qualificação direcionada e, sobretudo, reforça e ratifica essa cooperação entre as instituições.”

A delegada também afirmou que a Academia seguirá aberta ao desenvolvimento de novas turmas e de futuras ações formativas na área.“Esperamos que outras turmas venham. Nós precisamos de profissionais mais capacitados nessa área. A Aesp/CE está sempre aberta para promover novos cursos. A excelência começa aqui.”

Durante a cerimônia, também foram entregues diplomas de mérito intelectual aos três primeiros colocados da turma. O 2º sargento PM Renato Cavalcante Lima recebeu a homenagem pela 1ª colocação geral. O cabo PM Natanael Moreira de Araújo foi agraciado com o 2º lugar, enquanto o cabo PM Thiago de Holanda Dutra recebeu a distinção pelo 3º lugar no curso. Na ocasião, autoridades e instrutores que contribuíram para a realização da formação também foram homenageados com placas e troféus, além do descerramento da placa oficial do curso.

Em nome da turma, o orador tenente-coronel Hermógenes Oliveira Landim ressaltou a importância da parceria entre as instituições e o impacto da formação na preparação dos agentes públicos.“Este evento marca um ponto de inflexão na parceria estratégica entre os poderes Executivo e Legislativo, evidenciando nosso compromisso com a qualificação continuada dos agentes públicos e com o fortalecimento das nossas instituições democráticas.”

Ao tratar do papel da Academia, Hermógenes fez um agradecimento direto à instituição “Agradecemos à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará pela iniciativa; à Polícia Militar do Ceará e ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará pelo investimento constante em seu efetivo; e à Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) pela excelência na condução desta capacitação.”

O tenente-coronel citou uma instrução recorrente nos treinamentos de atendimento pré-hospitalar para simbolizar a necessidade de preparo técnico e firmeza diante de situações críticas.“‘Alto e apertado’. Embora seja uma instrução técnica para a aplicação do torniquete, ela carrega um simbolismo profundo. Lembra-nos de que, em momentos críticos, não há espaço para hesitação ou improviso. A excelência exige preparo, conhecimento e firmeza.”

Com a conclusão da primeira turma do Curso de Segurança Legislativa, a Aesp/CE reforça seu papel estratégico na formação integrada das forças de segurança pública e no aperfeiçoamento dos mecanismos institucionais de proteção no Ceará. A iniciativa consolida a Academia como referência na promoção de capacitações especializadas e no fortalecimento das instituições democráticas por meio da excelência no ensino.