Ouvidor da Aesp passa a integrar comissão de ética da Associação Brasileira de Ouvidores do Ceará
19 de fevereiro de 2026 - 18:22 ##Aesp #Ouvidoria #SSPDS
O ouvidor delegado Demóstenes Cartaxo, da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), foi eleito membro efetivo da Comissão de Ética da Associação Brasileira de Ouvidores – Secção Ceará (ABO-CE). Essa foi a primeira vez que um servidor da AESP passa a integrar o cargo. A posse ocorreu na tarde dessa terça-feira (19), a chapa foi eleita por unanimidade com o tema “Compromisso com a Democracia e Cidadania Participativa” e seguirá pelo biênio 2026/2027.

A ABO é uma das principais entidades do país na área de ouvidoria, com atuação em todos os estados da federação por meio de suas seccionais. No Ceará, a Comissão de Ética é responsável por fomentar e difundir boas práticas de ética e transparência, fortalecendo a participação cidadã nas organizações públicas e privadas. A presença da AESP na diretoria da ABO-CE representa um marco institucional e evidencia o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela ouvidoria da intituição.

Para o Dr. Demóstenes Cartaxo, a eleição é resultado de um trabalho contínuo de fortalecimento institucional. “Essa conquista é fruto de mais de dois anos de dedicação e do apoio da atual gestão da Aesp, que compreende a ouvidoria como um canal ágil e eficaz de escuta e diálogo. Nossa missão é garantir voz aos professores, alunos, colaboradores e parceiros, fortalecendo a transparência e a gestão democrática”, destacou.