Aula de Policiamento Montado apresenta rotina da cavalaria a alunos do CFO PMCE

4 de fevereiro de 2026 - 19:47 #

Com atividades práticas realizadas na estrutura da cavalaria, alunos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Ceará (CFO PMCE) participaram da aula da disciplina de Policiamento Montado. A instrução teve foco na vivência operacional e na apresentação das rotinas, técnicas e cuidados que envolvem o serviço policial a cavalo.

A disciplina possui 54 horas/aula e tem como objetivo apresentar aos cadetes os fundamentos do policiamento montado, desde o manejo do animal até a prática de montaria, despertando o interesse e a compreensão sobre essa modalidade de atuação policial.

     

Durante a manhã, os alunos participaram de instruções voltadas ao manejo inicial do cavalo com práticas de cabresteamento, condução do animal à mão e cuidados básicos de segurança. Também foram realizadas atividades de encilhamento que incluem a limpeza do animal, higienização dos cascos e colocação correta dos equipamentos.

Segundo o capitão Colares, instrutor da Aesp/CE, a aula busca apresentar todas as etapas do trabalho desenvolvido pela cavalaria. “Iniciamos com o cabresteamento e a condução do cavalo, sempre reforçando os critérios de segurança. Em seguida, trabalhamos o encilhamento, que envolve a limpeza do animal e a colocação correta dos equipamentos. Também apresentamos a estrutura do regimento como baias, enfermaria e ferradoria”, explicou.

     

No período da tarde, a turma foi dividida em trios. Cada grupo ficou responsável por um cavalo, desde a retirada da baia ou do piquete até o processo completo de limpeza, encilhamento e ajustes dos equipamentos. Ao final, todos os cadetes do quarto pelotão tiveram a oportunidade de realizar a prática de montaria.

Para o tenente Johnny, da Célula de Práticas Educacionais Policial Militar da Aesp/CE, a disciplina oferece uma visão inicial sobre o funcionamento do policiamento montado. “São 54 horas-aula voltadas ao básico. O objetivo é que os cadetes conheçam como funciona o serviço de cavalaria, entendam o papel do cavalo no policiamento e tenham uma noção prática dessa atividade. O aperfeiçoamento vem com o tempo, mas aqui já despertamos o interesse para quem tem afinidade com essa modalidade”, destacou.

Cadete Modesto também ressaltou a importância da vivência prática e destacou o contato direto com a rotina da cavalaria. “Hoje estamos na estrutura da cavalaria, conhecendo a parte prática, como o encilhamento, o rasqueteamento, a equoterapia e, em seguida, a montaria”, afirmou.