Curso de noções de entradas táticas fortalece preparo operacional de policiais civis

30 de janeiro de 2026 - 10:55 #

Com aulas teóricas e práticas, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realiza o Curso de Noções de Entradas Táticas, voltado à qualificação de profissionais da Polícia Civil do Ceará. A formação tem como objetivo aprimorar a atuação operacional no cumprimento de mandados judiciais, sempre com foco na segurança e na preservação da vida.

Durante o curso, os alunos têm acesso a conteúdos que envolvem técnicas de adentramento em ambientes confinados, deslocamento, retenção de arma, tiro policial em curta distância e procedimentos operacionais aplicados à rotina policial. A proposta é unir técnica, legalidade e controle emocional nas ações em campo.

Segundo o oficial da PCCE Wheiller, instrutor da Aesp/CE, a capacitação reforça a atuação segura dos policiais. “Estamos trabalhando na parte prática com disparos do que foi visto na teoria de entradas táticas dias atrás. Essa é uma disciplina que traz segurança e técnica para que os policiais cumpram bem suas missões quando tiverem que entrar em imóveis que oferecerem alguma resistência e amparados, logicamente, pela lei”, destacou.

O curso também contribui diretamente para o enfrentamento às organizações criminosas. Para o delegado Robeilton Amorim, aluno da capacitação, o conteúdo amplia a capacidade operacional das equipes. “O curso agrega operacionalidade às equipes, especialmente no enfrentamento ao crime organizado. Ele traz mais segurança para o policial e evita que ações indesejadas ocorram durante as entradas em ambientes confinados”, afirmou.

Além do ganho técnico, a formação é vista como um investimento institucional. O oficial da PCCE Gleidson Costa, também aluno do curso, destacou a importância da iniciativa. “Esse curso é muito importante para todos os inspetores da Polícia Civil. Todas as delegacias ganham com esse tipo de treinamento”, ressaltou.