Aesp e CBMCE concluem cursos de formação continuada voltados à qualificação de bombeiros
30 de janeiro de 2026 - 18:01 ##Aesp #CBMCE #CAPACITAÇÃO #FORMAÇÃOCONTINUADA

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta sexta-feira, a solenidade de encerramento dos cursos de formação continuada do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). O evento reuniu autoridades, instrutores, alunos e convidados. Ao todo, foram concluídos quatro cursos voltados ao fortalecimento técnico, operacional e pedagógico dos bombeiros militares e profissionais de diferentes instituições da segurança pública.
As capacitações integram as ações de formação continuada desenvolvidas pela Aesp/CE em parceria com o CBMCE. A iniciativa vai além da atualização técnica e reforça a padronização de procedimentos, a qualificação permanente e a atuação integrada em ocorrências de emergência, salvamento e proteção da vida.

Para a soldado CBMCE Chayenne, aluna do Curso de Instrutor de Atendimento Pré-Hospitalar, a formação teve impacto direto na preparação dos futuros instrutores da corporação. “O curso foi de extrema importância, pois nos instruiu e nos ajudou, como futuros instrutores do CFSD, a aprender sobre metodologia de ensino, além de realizar uma revisão dos conteúdos de atendimento pré-hospitalar. É uma capacitação muito importante, especialmente por meio dessa parceria com a Aesp”, destacou.

O Comandante-Geral Adjunto do CBMCE, coronel Wagner Maia, ressaltou a relevância da cooperação institucional para o aprimoramento da tropa. “Hoje é um dia muito feliz. Estamos aqui na Academia Estadual de Segurança Pública para a solenidade de encerramento de mais quatro cursos de capacitação. Esses cursos visam aprimorar o conhecimento dos nossos bombeiros, garantindo uma formação técnica de excelência para a corporação”, afirmou.

Segundo o coronel, o apoio da Aesp tem sido fundamental para o preparo operacional dos militares. “Com essa parceria, estamos fazendo com que nossos bombeiros estejam cada dia mais preparados para enfrentar as diversas dificuldades encontradas nas ocorrências. É a união entre a Aesp e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará capacitando e fortalecendo nossos homens e mulheres do fogo”, completou.
Sobre os cursos
Curso de Instrutor de Combate a Incêndio Urbano (CICOM)
Voltado à formação de instrutores, o curso capacitou bombeiros militares para atuarem no ensino das técnicas de combate a incêndio urbano. A formação teve 110 horas/aula, com aulas teóricas e práticas, incluindo ciência do fogo, ventilação, busca e salvamento e uso do simulador de desenvolvimento de incêndio, com foco na segurança operacional e na padronização doutrinária.
Curso de Instrutor de Atendimento Pré-Hospitalar
A capacitação teve como objetivo aprimorar as competências técnicas e pedagógicas dos bombeiros que atuam no atendimento pré-hospitalar. O curso alinhou metodologias de ensino e procedimentos operacionais, habilitando os concluintes a ministrarem disciplinas em cursos de formação inicial e continuada do CBMCE.
Curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI)
Com 40 horas/aula, o curso qualificou os profissionais para atuação integrada na gestão de ocorrências complexas e desastres. A formação abordou princípios, funções e estruturas do SCI, fortalecendo a coordenação, a comunicação e a tomada de decisão em situações de crise.
Curso de Multiplicadores da Lei Lucas
Voltado à capacitação de bombeiros militares como multiplicadores, o curso prepara os profissionais para a formação de professores e servidores da educação em primeiros socorros básicos, conforme a Lei nº 13.722/2018. A capacitação teve 40 horas/aula, com conteúdos teóricos e práticos focados no atendimento a crianças e adolescentes.
