Cursos de formação continuada da Polícia Civil têm início na Aesp/CE
26 de janeiro de 2026 - 18:11 ##Aesp #PolíciaCivil #Capacitação

Com foco no fortalecimento do combate ao crime organizado, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou solenidade de abertura de três cursos de formação continuada da Polícia Civil. A iniciativa marca o início das capacitações nas áreas de análise de relatórios de inteligência financeira (RIF), investigação e repressão ao crime organizado e noções de entradas táticas. As formações são voltadas ao aprimoramento técnico, investigativo e operacional dos policiais civis alinhando inteligência, atuação em campo e qualificação profissional para uma resposta mais eficaz às organizações criminosas.

Durante a abertura, o Diretor-Geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, destacou a importância da integração entre diferentes frentes de atuação. “Estamos iniciando três cursos que atuam em eixos essenciais ao combate cada vez mais efetivo e dinâmico das organizações criminosas. Tudo isso passa por uma capacitação de excelência para alcançarmos resultados cada vez mais positivos e garantir paz e tranquilidade ao povo cearense”, afirmou.

O Curso de Investigação e Repressão ao Crime Organizado tem como objetivo qualificar os profissionais para uma atuação investigativa mais robusta, com disciplinas voltadas à inteligência policial, produção de relatórios e técnicas especializadas. Para o diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), delegado Ricardo Pinheiro, a capacitação é estratégica. “A grade do curso contempla disciplinas fundamentais para o êxito de uma investigação qualificada, municiando o Ministério Público e possibilitando condenações no combate ao crime organizado”, destacou.

Já o Curso Prático de Análise de Relatórios de Inteligência Financeira (RIF) trabalha uma das principais ferramentas no enfrentamento às organizações criminosas. Segundo Rudson Rocha, coordenador do curso e do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro, a análise financeira é decisiva. “A análise do RIF é o ponto de partida para identificar transações atípicas e construir uma investigação financeira sólida. Sem a asfixia financeira, não conseguimos debelar a atuação das organizações criminosas”, explicou.

O Curso de Noções de Entradas Táticas é voltado ao aprimoramento da atuação operacional em ambientes confinados, sempre com foco na preservação da vida. O coordenador do curso, delegado Wilson Neto, destacou a proposta da formação. “A ideia é oferecer ao aluno condições para desenvolver atividades de adentramento com segurança, alinhando a garantia da vida às exigências da atividade policial. Trabalhamos técnicas como breacher, retenção de arma e tiro em ambiente confinado”, ressaltou.

Para o diretor de Ensino Policial Civil da Aesp/CE, delegado Ricardo Romagnoli, os cursos reforçam o compromisso com a qualificação contínua. “Iniciamos o ano com três cursos que atuam tanto na área operacional quanto investigativa. São temáticas essenciais para a Polícia Civil e para a sociedade. Ao final, teremos profissionais mais preparados para servir à população cearense”, afirmou.
Sobre os cursos
Curso de Investigação e Repressão ao Crime Organizado
A capacitação tem como objetivo qualificar a atuação investigativa no enfrentamento ao crime organizado. Com 40 horas/aula, na modalidade presencial, o curso aborda técnicas investigativas, inteligência policial e elaboração de relatórios, além de temas como interceptação telefônica e telemática, análise de aparelhos celulares, investigações de campo, práticas cartorárias e representações policiais. A turma é formada por 20 alunos, com atividades desenvolvidas na Aesp/CE e em unidades operacionais da Polícia Civil.
Curso Prático de Análise de Relatório de Inteligência Financeira (RIF)
Voltado ao fortalecimento do combate ao crime organizado, o curso tem como foco o aprimoramento da análise de relatórios de inteligência financeira e dados bancários. A formação possui 40 horas/aula, na modalidade presencial, e combina conteúdos teóricos e práticos, com ênfase no uso de ferramentas de análise de dados, interpretação de RIFs e produção de relatórios. A turma é composta por 20 profissionais das instituições vinculadas à SSPDS, com aulas realizadas na Aesp/CE e no auditório do CODE.
Curso de Noções de Entradas Táticas
O curso é voltado ao aprimoramento técnico e operacional no emprego de técnicas de entradas táticas com foco no uso legal, moderado e progressivo da força e na preservação da vida. A formação possui 48 horas/aula, na modalidade presencial e contempla conteúdos como introdução às entradas táticas, retenção de arma, deslocamento e aproximação, noções de breacher, tiro policial em curta distância e atuação em ambientes confinados. A turma é composta por 20 alunos, com aulas teóricas na Aesp/CE e atividades práticas em estande de tiro.