Aesp/CE promove palestra com o MPCE sobre atuação conjunta com a Polícia Militar

10 de dezembro de 2025 - 14:39

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – Aesp/CE recebeu, nesta manhã, o Promotor de Justiça e membro do Gaeco/MPCE, Bruno Barreto para ministrar a palestra “Ministério Público e Polícia Militar na persecução penal: Instituições distintas, funções convergentes”. O encontro reuniu turmas do Curso de Formação de Oficiais – CFO da Polícia Militar do Ceará e contou com a presença do Diretor-Geral da Aesp/CE, Leonardo Barreto e do Diretor de Ensino, Coronel Evandro.

A atividade teve como objetivo fortalecer a integração entre as instituições que compõem o sistema de persecução penal promovendo diálogo, alinhamento de práticas e compreensão conjunta dos desafios enfrentados diariamente por Ministério Público e Polícia Militar.

Integração como princípio de formação

Na abertura do encontro, o Diretor-Geral da Academia Estadual de Segurança Pública Leonardo Barreto destacou a importância do momento para a formação dos futuros oficiais e para o fortalecimento das relações institucionais.

   

Segundo ele, a palestra agrega conhecimento e valores essenciais aos cadetes:
“Esse é um momento que agrega valor à formação dos senhores e senhoras. A energia que sentimos aqui hoje  durante os hinos, demonstra entusiasmo, vontade e propósito. É isso que o nosso povo precisa.”

O delegado Leonardo Barreto também reforçou a parceria com o Ministério Público e a atuação em iniciativas conjuntas:
É a Aesp cumprindo a sua atribuição institucional de promover a integração e a capacitação de excelência dos profissionais de segurança pública, mas além disso integrar com os diversos órgãos e instituições que integram o sistema de persecução penal. Foi uma manhã que agregou valor à capacitação dos nossos profissionais de segurança pública e nós só temos a agradecer esse momento ímpar e que ele se repita cada vez mais para que reverbere em maior e melhor efetividade na prestação dos serviços essenciais de segurança pública a todo os nossos irmãos e irmãs cearenses.

Instituições distintas, funções convergentes

Durante a palestra, o promotor Bruno Barreto destacou a relevância da integração entre os órgãos do sistema de Justiça e Segurança Pública, reforçando que o Ministério Público tem o dever legal e constitucional de atuar em parceria com as polícias.

Bruno Barreto também enfatizou que a aproximação institucional é fundamental para aprimorar a atuação conjunta em prol da população:
“Promover integração é uma obrigação do Ministério Público. Eu só consigo fazer o meu trabalho se estiver próximo da Polícia Militar, se conhecer a realidade, as dificuldades e o que vocês enfrentam na ponta.”

 

O promotor afirmou ainda que o objetivo não é ensinar técnica policial, mas compartilhar percepções jurídicas que impactam diretamente no trabalho operacional:
“Quem entende de segurança pública é o policial militar. O que faço aqui é trazer elementos do processo penal que ajudam a fortalecer o trabalho de vocês e a evitar que erros formais comprometam boas atuações.”

Um momento de troca e fortalecimento institucional

Ao final, o promotor agradeceu à Aesp/CE pela acolhida e destacou a importância da atividade:
“Foi uma manhã riquíssima de troca de experiências e estratégias. A Aesp/CE está de parabéns pela formação de excelência que oferece. Contem com o Ministério Público, estamos juntos!”

O encontro reforça o compromisso da Aesp/CE em promover uma formação sólida, integrada e alinhada às demandas reais das instituições que compõem o sistema de persecução penal, preparando futuros oficiais para atuarem com técnica, responsabilidade, segurança jurídica e propósito institucional.