Segurança e preparo: futuros oficiais passam por treinamento de POP IV na Aesp/CE

5 de dezembro de 2025 - 16:29

Mais uma etapa prática da disciplina de Procedimentos Operacionais Padrão da Polícia Militar – POP IV, ministrada aos alunos do Curso de Formação de Oficiais – CFO PM foi realizada na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – Aesp/CE. A atividade teve como foco a revisão e o aperfeiçoamento das técnicas de abordagem a pessoas e veículos, etapa fundamental na rotina profissional dos futuros oficiais.

Durante a instrução, os alunos treinaram procedimentos aplicados em diferentes cenários, incluindo abordagem a carros e motocicletas, identificação de indivíduos, técnicas de verbalização, formação de posicionamento seguro e tomada de decisões em situações de risco.

A cadete Ana Paula Oliveira destacou a relevância da atividade para a formação e para o exercício futuro da função:
“Estamos revendo abordagem a pessoas e veículos. Essa aula é de suma importância, porque além de fazermos isso no dia a dia, também teremos que instruir os praças nos batalhões sobre a forma correta de abordar aos cidadãos.”

O 1º Tenente QOPM J. Gomes, instrutor da disciplina POP IV do BEPI, explicou que o conteúdo reúne os principais procedimentos operacionais estudados ao longo do curso:
“A disciplina é um compilado de todos os procedimentos operacionais vistos durante a formação. Os alunos revisam os padrões que irão exercer ao longo da vida militar, desde o aprestamento até abordagens policiais, adentramento tático e patrulhamento urbano e rural.”

Já o 1º Tenente Paulo Lima, do Batalhão do COTAM, reforçou que o treinamento busca garantir precisão técnica e segurança:
“Estamos trabalhando o passo a passo da abordagem veicular. Eles precisam saber como proceder para garantir a própria segurança e a de todos os envolvidos, porque no dia a dia não sabemos quem será abordado.”

   

A instrução integra o conjunto de atividades práticas que qualificam os futuros oficiais para atuarem com responsabilidade, técnica e eficiência, assegurando um serviço policial cada vez mais preparado e alinhado às necessidades da sociedade cearense.