Aesp promove aula prática de Tiro Defensivo para alunos da Perícia Forense do Estado do Ceará
4 de dezembro de 2025 - 14:51
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – Aesp/CE realizou aulas práticas da disciplina de Tiro Defensivo com os alunos da 3ª turma do Curso de Formação Inicial da Perícia Forense do Estado do Ceará – Pefoce. A atividade faz parte do processo de qualificação dos futuros profissionais que atuarão em diversas frentes. Participam da capacitação servidores em formação para os cargos de médico perito legista, perito legista, perito criminal, auxiliar de perícia – COMEL e auxiliar de perícia – COPEC/CALF/CIHPB.

Segundo a coordenadora da turma e orientadora da Célula de Apoio Acadêmico da Diretoria de Ensino de Perícia, a auxiliar de perícia Juscelita, a disciplina é essencial para preparar os novos profissionais para situações reais de atuação.
“A disciplina é muito importante para a formação dos novos profissionais que atuarão na perícia forense. Eles vão se deparar com diversas situações emergenciais nos locais de crime, no isolamento e transporte de vestígios. Por isso, precisam estar preparados para qualquer cenário”, destacou.
Durante a capacitação, os alunos aprendem técnicas fundamentais de segurança, manuseio e operação de armas de fogo.
“Eles irão desenvolver habilidades como portar, sacar, municiar, alimentar e montar uma arma, sempre seguindo regras rígidas de segurança. Os instrutores são profissionais da Aesp e das vinculadas, com instrutores da Polícia Militar, Polícia Civil e Perícia Forense do estado do Ceará, que atuam diretamente na formação desses servidores”, explicou Juscelita.

O auxiliar de perícia Ricardo Maciel, instrutor do curso, ressaltou a importância da iniciativa para a proteção do profissional e da sociedade.
“A Aesp está proporcionando uma oportunidade valiosa aos servidores da segurança pública voltados para a perícia. O aprendizado sobre armamento e técnicas de tiro é essencial para a segurança deles e da sociedade”, afirmou.

A atividade integra a formação dos servidores que, após o curso, atuarão em parceria com as forças de segurança do Estado do Ceará.
“Esses profissionais atuarão diretamente em locais de crime e em cooperação com a Polícia Civil e Militar. Por isso, essa capacitação oferecida pela Aesp é tão importante”, completou Juscelita.
Com iniciativas como esta, a Aesp reafirma seu compromisso em promover formação técnica, segura e qualificada para os profissionais responsáveis por fortalecer o sistema de segurança pública do Ceará.