Simulações marcam o encerramento dos cursos do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, na Aesp
14 de novembro de 2025 - 18:40 #Aesp/CE #capacitação #Integração #Segurança #SSPDS

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, na tarde desta sexta-feira, dia 14, às 16h, no pátio da Bandeira, a solenidade de encerramento do Curso de Salvamento Veicular – CSV/2025 e do Curso de Sistema de Comando de Incidentes Intermediário – Turma I.
O Curso de Salvamento Veicular – CSV/2025 e o Curso de Sistema de Comando de Incidentes Intermediário foram promovidos pela Aesp/CE, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), com o objetivo de aprimorar as competências técnicas dos profissionais que atuam na resposta a emergências. Ao todo, 20 profissionais concluíram o Curso de Salvamento Veicular – CSV/2025, entre eles 2 integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e 2 do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, fortalecendo o intercâmbio entre as corporações. O Curso de Sistema de Comando de Incidentes Intermediário contou com 7 concluintes, totalizando 27 profissionais capacitados.

Durante a solenidade de encerramento das capacitações, o comandante-geral adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Wagner Maia, destacou a importância da formação continuada e o impacto das atividades práticas realizadas pelos alunos. “E hoje é um momento ímpar, nós tivemos aqui, além da tradicional solenidade, uma ocorrência simulada com desastre de múltiplas vítimas, com a utilização das nossas viaturas de salvamento, viaturas de resgate e até apoio de aeronave da Ciopaer. Agradeço a todos os órgão envolvidos, principalmente a Aesp, esse local de excelência que forma nossos bombeiros, que forma esses profissionais que atendem plenamente a nossa sociedade no estado do Ceará”, destacou o comandante.

Aluna 3º sargento do corpo de bombeiro militar do maranhão, Cássia Giovanna Nascimento dos Santos que conquistou o primeiro lugar no Curso de Salvamento Veicular compartilhou sua experiência e destacou a qualidade da formação recebida na Aesp/CE. “E as várias pessoas sendo formadas, a gente teve acesso a uma instrução muito rica no que o veículo lá precisa de uma logística muito grande, de carros, de materiais, então a gente teve acesso a tudo isso e eu me sinto muito honrada de estar aqui e espero ter feito o meu melhor. Agradeci aos meus instrutores, à coordenação, à minha turma que me acolheu muito bem. Eu sou do Maranhão, tinha gente da Bahia, aqui do próprio Ceará, então desde já foi uma honra e meu máximo respeito que eu aproveitei muito o tempo que eu estive aqui.
Complementou: “Eu não conhecia ainda um lugar que funcionasse, que englobasse tantas instituições em lugar, que tivesse uma infraestrutura tão boa e eu fiquei muito feliz, muito surpresa e realmente dar os parabéns ao Estado, à Aesp, ao Corpo de Bombeiros do Ceará por disponibilizar isso para nós que estamos em outro estado e poder vir aqui aproveitar. Obrigada em casa.”

O diretor de Ensino Bombeiro Militar da Aesp, coronel Luís Cláudio, ressaltou a relevância do exercício prático e da integração entre os estados durante o encerramento da formação: “É a primeira vez que nós fazemos um grande simulado para encerrar esse curso. Tem a participação do Corpo de Bombeiros do Ceará, do Maranhão, da Bahia; integrando uma formação nacional, fazendo com que o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará e a Aesp, como órgão promotor, uma referência nessas formações para o Brasil”, comentou o coronel BM Luís.

A solenidade contou com a simulação de um Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV), que demonstrou, de forma prática, as técnicas e procedimentos aprendidos durante o curso. A atividade teve o apoio de uma aeronave da Ciopaer, que realizou demonstração operacional integrada. O evento reuniu familiares, autoridades e instrutores, que prestigiaram o encerramento das atividades formativas e celebraram a conquista dos participantes.