Alunos do CAO/PMCE, da Aesp/CE, realizam viagem de estudos com visita técnica à Polícia Militar do Paraná
4 de novembro de 2025 - 11:13 #Aesp/CE #capacitação #Integração #PMCE #Segurança #SSPDS

Os alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO/PMCE 2025) realizaram visita técnica ao quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR), em Curitiba.
A programação faz parte da viagem de estudos do CAO PMCE 2025, e incluiu palestras e apresentações sobre setores estratégicos da corporação paranaense, como o Batalhão de Choque, o Batalhão de Policiamento Escolar e o Setor de Gestão de Projetos, entre outros. A iniciativa teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a estrutura organizacional, as práticas operacionais e os modelos de gestão adotados pela instituição, especialmente após a promulgação da nova Lei de Organização Básica (LOB), que adequou a estrutura da PMPR à Lei Orgânica das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. A delegação foi recebida pelo Cel PM Paulo Roberto, chefe do Estado-Maior da PMPR.

A comitiva cearense foi chefiada pelo Coronel PM Evandro, Diretor de Ensino da Polícia Militar do Ceará e coordenador do CAO/PMCE 2025, e contou ainda com a presença do Tenente-Coronel PM Sherman, da Coordenadoria de Gestão de Ensino e Cultura (Cogeic/PMCE), e do Capitão PM Anderson Duarte, orientador da Célula de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), que atuou como monitor do curso.
Segundo o Coronel PM Evandro, a viagem de estudos representou uma importante oportunidade de troca de experiências e aprendizado mútuo entre as duas corporações estaduais. O contato direto com unidades e gestores da PMPR permitiu que os discentes do curso identificassem pontos de convergência e boas práticas que podem ser compartilhadas e adaptadas à realidade da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

A atividade integra o cronograma do CAO/PMCE 2025, que tem como propósito fortalecer a formação estratégica e o aperfeiçoamento profissional dos oficiais da corporação, promovendo o intercâmbio institucional e o desenvolvimento de novas perspectivas na gestão da segurança pública.