Aesp/Ce realiza solenidade de Formatura Cívico-Militar do mês de Outubro

30 de outubro de 2025 - 18:31 # # # # # #

Na tarde desta quinta-feira (30), a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou a solenidade cívico-militar que marcou o encerramento das atividades do mês de outubro. O evento contou com o desfile dos alunos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Ceará (CFO/PMCE), do Curso de Habilitação a Oficial Bombeiro Militar (CHO/BM) e do Curso de Formação da Pefoce, atualmente em andamento na Academia.

Entre as autoridades presentes estavam o diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto; o diretor-geral adjunto da Aesp/CE, delegado Ciro Lacerda e a diretora de Planejamento e Gestão Interna da Aesp/CE, Jamille Moura. Além dessas autoridades, também marcaram presença os diretores de ensino da Aesp, coordenadores e monitores dos cursos de formação inicial.

Durante a solenidade, a aluna do Curso de Formação da Pefoce, candidata médica perita legista Dandara Melo, oradora da turma, destacou em sua fala a qualidade do ensino oferecido pela Academia: “A Aesp tem se destacado como referência na formação dos profissionais da segurança pública cearense, conduzindo, com excelência e compromisso, o desenvolvimento técnico e humano de todos nós. O empenho da direção-geral em assegurar um ambiente de aprendizado pautado pela ética e pela disciplina é motivo de admiração e orgulho para cada aluno que aqui se forma”, afirmou.

Já o orador da turma do Curso de Habilitação de Oficiais Bombeiro Militar, subtenente BM Marceliano Nascimento da Silva, ressaltou o acolhimento e a importância da formação na Academia: “Durante este período, tivemos a oportunidade de aprimorar conhecimentos, desenvolver técnicas e habilidades — tanto no aspecto físico quanto no operacional — nas diversas áreas de atuação do Corpo de Bombeiros Militar. Reconhecemos, igualmente, o papel fundamental de cada agente de segurança formado por esta honrada instituição, a Academia Estadual de Segurança Pública, a Aesp, que nos acolhe e molda”, destacou.

A aluna-oficial Raíssa, representando os cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO/PMCE), enfatizou o aprendizado e a integração entre as forças de segurança: “Como discentes desta Academia, temos a oportunidade de aprender com instrutores da Polícia Militar do Ceará e de todas as demais forças de segurança pública — CBM, PC e Pefoce. Experiências que irão nos acompanhar por toda a carreira, permitindo que sejamos profissionais mais dinâmicos, com habilidades para soluções inovadoras e eficazes no combate aos problemas que assolam a sociedade. Portanto, nossa trajetória aqui na Aesp é reflexo desta integração.”

A futura oficial complementou: “Ao longo do curso de formação, percebemos que a força policial não se limita apenas a técnicas e equipamentos de ponta; mais do que isso, é indispensável que o agente tenha a capacidade de trabalhar em equipe e reconhecer que ninguém caminha sozinho. A jornada deve ser compartilhada com aqueles que nos inspiram confiança, profissionalismo e camaradagem — e aqui me refiro aos novos cadetes da Polícia Militar, com os quais iremos ombrear as missões da caserna, e também aos alunos do CHO, futuros oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, e aos alunos do curso da Perícia Forense. Companheiros, entendam: a Polícia Militar só cumpre.”

Em seguida, o diretor de Ensino de Perícia da Aesp/CE, perito Túlio Oliveira, fez uso da palavra, destacando o papel científico e integrador da Academia: “Quero dizer da satisfação que é estar neste momento integrando, discutindo, dialogando, trazendo ciência, produzindo ciência — e isto é algo que nos motiva dentro da segurança pública.”

O diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, iniciou sua fala prestando homenagem aos policiais do Rio de Janeiro, vítimas durante uma operação, pedindo um minuto de silêncio. Em seguida, destacou a importância da união de esforços entre as instituições de segurança pública: “A minha fala aqui é de convocar, mais uma vez, essa união — para que ela seja cada vez mais forte e fortalecida — e que o espírito de força e orgulho tome conta de cada um dos senhores e senhoras.”

O desfile cívico-militar foi um dos pontos altos do evento, composto por cinco pelotões, quatro deles comandado por uma cadete do CFO/PMCE, em homenagem às mulheres, dentro da campanha Outubro Rosa, de conscientização e prevenção ao câncer de mama e um pelotão do CHOBM.

A apresentação foi abrilhantada pela Banda de Música da Polícia Militar do Ceará, sob o comando do major Xavier Torres (PMCE), e contou com a participação de diversos alunos e oficiais da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará.