Cadetes do CFO participam do III Colóquio da Abips/SSPDS

23 de outubro de 2025 - 15:02 # # # # #

Com o tema “Inovação em Prevenção, Autocuidado e Tecnologia”, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou, nesta quarta-feira (22), o III Colóquio, promovido pela Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips). O evento, sediado no auditório do Centro de Convivência do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, reuniu especialistas em tecnologia e saúde para compartilhar experiências e promover reflexões sobre o futuro do autocuidado.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, destacou a importância de utilizar a tecnologia de forma consciente para promover o bem-estar físico e mental. “Este é um evento importante para refletirmos sobre como a inteligência artificial tem transformado o mundo, mas também sobre a necessidade de usá-la com equilíbrio. Vivemos em um tempo de muita pressão e estresse, e é fundamental lembrar que somos seres humanos, não máquinas. Precisamos aprender a conviver com essas inovações e utilizá-las a nosso favor, especialmente na missão de proteger a população”, ressaltou o secretário.

Para a psicóloga e coordenadora da Abips, Bruna Gadelha, o colóquio é um espaço fundamental de troca e aprendizado voltado aos profissionais da segurança pública. “O colóquio chega à sua terceira edição como um espaço de diálogo e reflexão sobre temas relevantes para os servidores da segurança. Nesta edição, discutimos tecnologia, inovação e autocuidado, apresentando novas possibilidades na área da saúde e também os cuidados e limitações no uso dessas ferramentas. É um momento de integração, de valorização profissional e de aproximação dos servidores com os serviços de cuidado oferecidos pela SSPDS”, destacou a coordenadora.

O evento foi finalizado às 17h, com uma mesa-redonda com o tema “Cuidado Inteligente: Ferramentas digitais a serviço da saúde”, que contou com a participação do psicólogo Everton do Carmo, do fisioterapeuta Paulo Jorge Santiago e do educador físico Ivo Robério Bezerra.

Os cadetes do Curso de Formação de Oficiais da Policia Militar do Ceará, da Aesp/CE, participaram no evento.

Representando os cadetes da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), que fizeram parte do público do evento, a cadete PM Thaís Cezar, do 2º Pelotão do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO), destacou a relevância do tema. “É um assunto essencial, porque precisamos estar sempre atentos à nossa saúde, especialmente à saúde mental. Nossa profissão exige muito, e quanto mais conhecimento tivermos, melhor poderemos cuidar de nós mesmos e, consequentemente, da população. Para cuidar bem da sociedade, precisamos primeiro cuidar da gente”, afirmou a cadete.