Corridão da Aesp marca o início da semana na Academia
21 de outubro de 2025 - 14:51
A semana começou com energia e vibração na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). Na tarde desta segunda-feira (20), cerca de 200 cadetes do 1º e 2º ano do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), desta Academia, participaram do tradicional Corridão da AESP/CE.
Uniformizados com o traje esportivo branco, brasão no peito e nome de guerra estampado, os cadetes tomaram as ruas do entorno da Academia em um percurso que mistura resistência, disciplina e espírito de corpo. Correndo e entoando canções militares de forma sincronizada e vibrante, os pelotões demonstraram o entusiasmo e a energia típicos de quem está em formação para servir e proteger a sociedade cearense. “Foi o primeiro Corridão do nosso pelotão. Foram sete quilômetros cantando Charlie Mike. Foi muito importante essa integração, acaba elevando nossa autoestima e nossa vontade de continuar, um dia após o outro”, destacou o cadete Taynan, aluno do CFO – 1º Pelotão.
A atividade foi coordenada pelo tenente-coronel Johnny, orientador da célula de Formação Policial Militar da Aesp, que ressaltou o simbolismo do momento: “A gente fica muito satisfeito com o resultado. Conseguimos reunir todos os pelotões — do 1º ao 5º pelotão, que correspondem ao segundo ano, e o 1º e 2º pelotão do primeiro ano. A ideia foi integrar todo mundo. Uma corrida desse tipo é o momento em que todos se unem e renovam os ânimos. Nosso objetivo foi alcançado, e todos chegaram bem, sem intercorrências”, explicou o oficial.
O entardecer de corrida foi marcado não apenas pelo esforço físico, mas também pelo orgulho de cada futuro oficial em mais uma etapa vencida dentro da Academia.
Curso de Formação de Oficiais
A formação dos novos tenentes é promovida pela Aesp com o apoio da PMCE, tendo duração de quatro semestres letivos e possuindo uma carga horária de 4.742horas/aula.
A capacitação segue uma matriz curricular diversificada que inclui instruções teóricas e práticas de técnica policial militar; policiamento ostensivo geral; polícia comunitária; planejamento operacional; inteligência em segurança pública; tiro policial defensivo; defesa pessoal; gestão da qualidade; gerenciamento de crises; elaboração e gestão de projetos. Além de conhecimentos da área jurídica e de diversas modalidades de policiamento.
Os oficiais das corporações militares são os responsáveis por desempenhar funções de comando e gestão direta com a tropa. Além de gerenciar recursos humanos e logísticos da corporação.