CIOPAER/SSPDS – Diretor-geral da Aesp/CE recebe honraria nos 30 anos da Ciopaer
15 de outubro de 2025 - 11:18 #30ANOSCIOPAER #Aesp/CE #CIOPAER/SSPDS #Integração #SSPDS
Com cinco bases no estado, a Coordenadoria tem a quarta maior frota no país entre órgãos estaduais e federais de Segurança Pública
Nesta terça-feira(14) Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) comemorou, 30 anos de serviços prestados ao povo cearense. A data, celebrada durante um evento em Fortaleza, contou com as presenças do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará; coronel Sinval Sampaio; do coordenador da Ciopaer, Marcus Costa; entre outras autoridades.
“Acredito que a palavra para definir esse evento é gratidão. Gratidão pela Ciopaer que se dedica ao povo cearense há 30 anos, que salva vidas. Temos à disposição uma das melhores máquinas no mundo, mas nada disso funciona se não houver valorização de homens e mulheres aqui presentes. A Ciopaer vai continuar com todo o apoio do Governo do Estado para continuar protegendo a população e salvando vidas”, destacou Chagas Vieira.
Atualmente, a Ciopaer mantém cinco bases estrategicamente distribuídas pelo Estado localizadas em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Crateús e Quixadá e conta com um efetivo de 246 profissionais. A Coordenadoria destaca-se por possuir a primeira frota estadual de aeronaves bimotoras com capacidade para voos por instrumentos, além de ocupar a quarta posição no ranking nacional em número total de aeronaves entre os órgãos de Segurança Pública estaduais e federais.
Durante a solenidade, o secretário da SSPDS, Roberto Sá, ressaltou a importância da Ciopaer dentro da estrutura da segurança pública do Ceará. A Coordenadoria realiza diversas operações, como resgates em situações de sinistro e em áreas alagadas, missões de busca e salvamento, transporte aeromédico, remoção de órgãos e patrulhamento aéreo. Em média, são registradas cerca de 2 mil horas de voo por ano. “Parabéns aos nossos veteranos que deram início à aviação policial no Ceará, o que nos permite ter hoje uma aviação referência no Brasil e que nos faz salvar vidas. Podemos dizer que, quase que diariamente, podemos salvar uma vida graças a Ciopaer”, disse.
Durante a pandemia da covid-19, a Ciopaer teve papel essencial no transporte de vacinas para todas as regiões do Estado. Mais recentemente, em 2024, suas equipes também prestaram apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Criada originalmente como Grupamento de Policiamento Aéreo da Polícia Militar do Ceará (GPAer), a Ciopaer iniciou suas atividades com apenas quatro helicópteros. Desde 2023, sob a gestão do governador Elmano de Freitas, a Coordenadoria vem passando por um processo de modernização e ampliação, impulsionado por novos investimentos.
Nesse período, foram aplicados mais de R$ 1 milhão em cursos de capacitação profissional, incluindo um treinamento de voo realizado na Alemanha. Além disso, a instituição recebeu duas carretas e um tanque de abastecimento, totalizando um investimento de R$ 2.339.806,90. “Nenhuma outra polícia do mundo tinha operado uma máquina como a que temos aqui, o helicóptero H135. Isso mostra o compromisso e o investimento do Governo do Estado para a Ciopaer. Além da tecnologia e dos equipamentos, temos os profissionais devidamente capacitados para trabalhar. Podemos dizer que hoje a Ciopaer está madura, consolidada e pensando no futuro”, comentou Marcus Costa.
Homenagens
Durante o evento, foram homenageadas 70 pessoas por serviços prestados e importância para a Ciopaer. Foram entregues a Medalha Casimiro Montenegro (17 agraciados); Medalha Pinto Martins (15 agraciados); Medalha Tripulante de Honra (15 agraciados) e Homenagens Especiais (23 agraciados).
O diretor-geral da Aesp/CE, delgado Leonardo Barreto foi agraciado com a Medalha Casimiro Montenegro. Na ocasião autoridades civis, militares também foram homenageados. “Honrado em ser agraciado com a Medalha Marechal-do-Ar Cassimiro Montenegro concedida durante a solenidade alusiva aos 30 anos da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER/SSPDS). Agradeço a deferência ao tempo em que parabenizo o exímio trabalho do Cel PM RR Marcus Costa, Coordenador da CIOPAER, e todo o seu staff qualificadíssimo que todos os dias e a todas as horas fazem jus ao lema: “Voar para Proteger e Salvar” – Por fim, dedico esta honraria a todos os que comigo, a várias mãos, honram a nobre missão de formar e capacitar nossos profissionais de segurança pública através da Aesp.”