Casa Militar do Ceará celebra 99 anos de serviço ao Estado
15 de outubro de 2025 - 15:59 #Aesp/CE #Casa Militar do Ceará #Governo do Ceará
Estácio Jr. – Casa Civil e Ascom/Aesp – Fotos
A Casa Militar do Ceará celebrou seus 99 anos de existência com uma solenidade marcada pela entrega de honrarias, entre elas a Medalha José Moreira da Rocha e a Distinção Honorífica da Casa Militar.
A Casa Militar do Ceará celebrou 99 anos de existência nesta terça-feira (14), a solenidade aconteceu no Palácio da Abolição. A cerimônia contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, do chefe da Casa Militar, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Alex Ferreira, o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/Ce), delegado Leonardo Barreto o diretor-geral Adjunto da Aesp/CE, delegado Ciro Lacerda, entre outras autoridades civis e militares.
Chagas Vieira, agradeceu aos militares pelos serviços prestados às autoridades e ao povo cearense. “Eu me sinto muito feliz por estar tão próximo da Casa Militar, por tê-la caminhando comigo ao longo desses quase 10 anos em que estou no Governo do Estado. Cada integrante dessa instituição sabe que, por meio de seu suor, esforço e colaboração, temos feito o Ceará avançar”, pontuou.
Planejar e executar ações de segurança institucional
A Casa Militar do Ceará tem missão de planejar, executar e garantir segurança dos dignitários e das instituições governamentais .
O secretário-chefe da Casa Militar do Ceará, tenente-coronel da PMCE, Alex Ferreira, destacou o trabalho da instituição. “É uma satisfação muito grande para todos nós que fazemos a Casa Militar do Ceará estarmos comemorando 99 anos de fundação. Aqui temos uma instituição que desempenha uma função muito importante, que é a proteção das nossas autoridades. Temos uma longa história de serviços prestados”, pontuou.
Homenagens
Durante a comemoração dos 99 anos da Casa Militar do Ceará, civis e militares foram agraciados com a Medalha José Moreira da Rocha e a Distinção Honorífica da Casa Militar.
Entre os homenageados com a Medalha José Moreira da Rocha, o diretor-geral adjunto da Aesp/Ce, delegado Ciro Lacerda, ressaltou o sentimento de honra e gratidão ao receber a comenda. “Com grande honra e profundo sentimento de gratidão, recebi a Medalha José Moreira da Rocha, concedida pela Casa Militar do Estado do Ceará, por ocasião de seu 99º aniversário. Aproveito esta oportunidade para externar meus sinceros agradecimentos à instituição, na pessoa de seu secretário-chefe da Casa Militar do Ceará, Tenente-Coronel Alex Ferreira, cuja liderança reflete o compromisso, a seriedade e a tradição de excelência que marcam a trajetória da Casa Militar ao longo de quase um século de relevantes serviços prestados ao povo cearense. Receber esta honraria é motivo de grande regozijo e renovado senso de responsabilidade”, constatou.
Histórico Casa Militar
A Casa Militar do Ceará foi criada pela Lei nº 2.419, de 16 de outubro de 1926, que fixou a Força Pública do Estado para o exercício de 1927 e através de seu artigo 5º, instituiu a Casa Militar da Presidência, composta de três oficiais do Regimento Policial. O mais graduado exercia a função de ajudante de ordens e os outros, tinham como função comandar a Guarda do Palácio, sendo todos considerados oficiais do Estado – Maior. Mais tarde, em 1953, através da lei 2.231 de 23 de dezembro de 1953, surgiu o Gabinete Militar do Governador, que passou a ter a seguinte estrutura : “Artigo 6º – O Gabinete Militar do Governador do Estado ficará constituí do de um oficial superior combatente como Chefe do Gabinete um Ajudante de Ordens que poderá ser capitão ou oficial subalterno.’”. A denominação Casa Militar do Governo surgiu com a Lei nº 6.085 de 8 de novembro de 1962, vinculado-a diretamente ao chefe do Poder Executivo.