Aesp/CE recebe ação itinerante da Abips sobre a campanha Outubro Rosa
14 de outubro de 2025 - 13:34 #Abips #Aesp/CE #OutubroRosa
Como parte das ações do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) recebeu, na manhã desta terça-feira (14), uma ação educativa promovida pela Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).O momento contou com a presença do diretor-geral adjunto da Aesp, delegado Ciro Lacerda, da diretora de Planejamento e Gestão Interna da Aesp (DPGI), dra. Jamille Moura e o ouvidor da Aesp, Delegado Demóstenes Cartaxo, ouvidor substituto, subtenente PM Rondinelli da Costa Moreiraque, acompanharam a atividade e reforçaram o compromisso da instituição com ações voltadas à promoção da saúde e bem-estar dos seus colaboradores, servidores e alunos.
A atividade teve como público-alvo colaboradoras e servidoras da Academia, cadetes do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Ceará (CFO/PMCE) e alunas do curso de formação da Pefoce, com o objetivo de reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e dos cuidados com a saúde da mulher.
Durante o encontro, a enfermeira Giulliana Lúcio, integrante da Abips, ministrou uma palestra sobre formas de prevenção e detecção precoce do câncer de mama, destacando a importância da realização periódica do autoexame e das consultas médicas de rotina. A profissional também abriu um espaço para dúvidas e perguntas, proporcionando um momento de troca de informações e conscientização entre as participantes. “Nós tivemos um momento de explicação sobre o autoexame, no qual foi detalhado o exame das mamas. Também abrimos espaço para falar sobre mitos e verdades a respeito das duas doenças, além de tirar dúvidas das participantes. Foi um momento muito gratificante e de grande engajamento com todos aqui da Aesp”, destacou Giulliana Lúcio, enfermeira da Abips.
A servidora Maria Benilde Venâncio, integrante da célula de formação policial militar da Aesp, também participou do evento e aprovou a iniciativa.“É sempre muito importante estar atualizado em relação a essa doença, que é devastadora na vida do ser humano. Quando alguém descobre, precisa de apoio, e é muito importante o que a Aesp vem fazendo. Todos os anos temos essas palestras, que nos mantêm cientes do que podemos fazer por nós mesmos e pelas pessoas com quem convivemos”, afirmou.
A cadete Thaís, do 2º Pelotão, da Turma II, do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Ceará (CFO/PMCE), também ressaltou a relevância da ação.“Eu achei um momento muito valioso e enriquecedor. Eu mesma não tinha conhecimento de como era feito o exame, e a enfermeira explicou detalhadamente, inclusive sobre a região das axilas”, relatou.
Thaís complementou: “Gostei muito da parte em que foram abertas as perguntas, porque pudemos ouvir as dúvidas de outras colegas e, com isso, aprender ainda mais sobre o assunto. Foi um momento muito importante, esclarecedor e enriquecedor.”