Aesp/CE inicia Curso de Capacitação para o Enfrentamento à Revitimização de Mulheres Vítimas de Violência

22 de setembro de 2025 - 11:24 # # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta segunda-feira (22), o Curso de Capacitação Teórico-Prático para o Enfrentamento à Revitimização de Mulheres Vítimas de Violência no âmbito da Segurança Pública. A abertura do curso foi marcada com uma palestra no auditório da instituição, com participação dos cadetes do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Ceará, que é promovido pela Aesp/CE, profissionais das Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal de Fortaleza e de colaboradores da Casa da Mulher Brasileira.

O curso tem como objetivo qualificar profissionais da segurança pública para atuarem de forma mais eficaz e humanizada no atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Durante a capacitação, os participantes aprofundam conhecimentos sobre legislações específicas de proteção à mulher, além de receberem orientações sobre práticas que garantam um atendimento mais acolhedor, ágil e livre de revitimização.

Neste primeiro dia, estiveram presentes, e palestrando, a capitã PM Dayane Rodrigues do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da PMCE; e a diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), delegada Janaína Braga. O orientador da Célula de Ensino Integrado da instituição, Renato Figueiredo, comentou sobre a iniciativa:

“Esse curso foi pensado e dialogado inicialmente com a Secretaria das Mulheres e já quero agradecer também a todas as instituições que estão compondo o corpo discente. Essa é uma temática que discutimos em algumas reuniões com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, para que a gente buscasse enfrentar, de alguma maneira, essa revitimização. Isso desde o representante da segurança pública que atende essa vítima lá na ponta, quando chega a ocorrência, até como o profissional da Casa da Mulher Brasileira recepciona essa mulher”, explica.

A formação segue até o dia 25 de setembro de 2025, com carga horária de 38 horas/aula. Serão ministradas disciplinas voltadas à compreensão das legislações, que tratam da proteção da mulher vítima de violência doméstica e familiar; a importância do atendimento humanizado no acolhimento às mulheres em situação de violência; e o reforço das práticas que contribuam para a prevenção da revitimização no âmbito da segurança pública.

Com iniciativas como esta, a Aesp/CE reafirma seu compromisso em formar profissionais cada vez mais preparados para promover uma atuação responsável, eficiente e sensível às demandas sociais.