Ipea realiza visita à Aesp/CE para levantar dados que irão embasar a atualização da Matriz Curricular Nacional da Senasp/MJSP
2 de setembro de 2025 - 11:17 ##Ceará #aesp #IPEA #Senasp
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) recebeu, nesta terça-feira (2), uma comitiva do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fundação pública federal vinculada ao Ministério do Planejamento e Orçamento do Governo Federal. A reunião contou com a presença do diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, do diretor-geral adjunto, delegado Ciro Lacerda, além de diretores pedagógicos e assessores da instituição.
O objetivo da visita das pesquisadoras do Ipea foi realizar levantamentos que servirão de base para uma pesquisa destinada a subsidiar a revisão da Matriz Curricular Nacional para a Formação de Profissionais em Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Conforme explicou a pesquisadora Andreia Macêdo:
“Estamos visitando vocês e, claro, vocês são uma grande referência de ensino integrado no Brasil. Eu já conheço a Academia há alguns anos, já tive a oportunidade de vir aqui algumas vezes, porque já trabalhei na Senasp e, então, já tive a grata experiência de conhecer vocês. O Ipea foi acionado pela Senasp para viabilizar uma pesquisa sobre a formação policial, e essa pesquisa tem como base orientar a revisão da matriz curricular nacional. Como vocês sabem, a última versão é de 2014”, destacou.
Durante o encontro, o diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, apresentou detalhes sobre a reestruturação da Academia, anunciada em dezembro de 2024 pelo governador Elmano de Freitas e implementada em 2025:
“Recentemente, tivemos uma reestruturação orgânica de todos os órgãos da Segurança Pública. A Aesp, diferente de muitos estados, é uma instituição vinculada à SSPDS, assim como os demais órgãos da segurança pública – Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública. Essa reestruturação, feita em dezembro do ano passado, trouxe alterações significativas na Academia, que certamente serão relevantes para a pesquisa de vocês”, afirmou.
O que é a Matriz Curricular Nacional?
A Matriz Curricular Nacional constitui-se como um referencial teórico-metodológico que orienta as ações formativas – iniciais e continuadas – dos profissionais da área de segurança pública, independentemente do nível ou da modalidade de ensino. Seus eixos articuladores e áreas temáticas norteiam diversos programas e projetos executados pela Senasp.