Aesp capacita policiais militares no inédito Curso de Polícia Judiciária Militar para Praças
1 de setembro de 2025 - 11:14 #Aesp/CE #capacitação #PMCE #Segurança #SSPDS
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) formou, na última sexta-feira (29), em uma capacitação inédita quarenta policiais militares no Curso de Polícia Judiciária Militar para Praças. A solenidade de encerramento, realizada no auditório da instituição, contou com a presença do subcomandante-geral da PMCE, coronel Vandicles, e do diretor de Ensino Policial Militar da Aesp/CE, coronel PM Evandro Queiroz, além de outras autoridades da Polícia Militar do Ceará.
Com carga horária de 168 horas-aula, o curso aconteceu entre os dias 1º e 29 de agosto e teve como objetivo qualificar subtenentes e sargentos para o exercício da função de escrivão de Polícia Judiciária Militar, garantindo mais qualidade e eficiência nos procedimentos institucionais. Durante a formação, os participantes tiveram acesso a disciplinas voltadas para o Direito Penal Militar, Direito Processual Penal Militar, Direito Administrativo Disciplinar, Legislação Penal Especial, além de conteúdos práticos relacionados a técnicas de investigação e à rotina cartorária.
O encerramento reuniu também o coordenador do curso, coronel Monteiro, e o monitor da capacitação, tenente-coronel Medeiros. Em um momento de reconhecimento, os alunos prestaram homenagem ao coronel Francinilson, atualmente lotado na Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará, e à major QOPM Ilana. Representando a turma, o discurso oficial foi proferido pelo aluno Francisco Eudemar Cabral Filho.