2ª turma do Curso de Segurança em Área Institucional 2025 da Aesp/CE encerra capacitação com solenidade e homenagens
29 de agosto de 2025 - 20:21 ##Ceará #aesp #Casa Militar #Formação #segurança pública
Pioneiro no país, o Curso de Segurança em Área Institucional da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), realizado em parceria com a Casa Militar, encerrou sua segunda turma de 2025 com uma solenidade nesta sexta-feira (29), no auditório do Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará.
O evento contou com a presença do diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto; do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá; do chefe da Casa Militar, tenente-coronel PM Alex Ferreira; além de representantes das demais forças de segurança do estado.
Ao longo da formação, os profissionais de segurança participaram de 260 horas/aula, distribuídas em disciplinas voltadas à capacitação para a proteção de instalações e entornos dos prédios que abrigam autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Durante a cerimônia, o secretário da SSPDS, Roberto Sá, foi homenageado com o nome da turma. Em discurso, ele destacou a importância do conhecimento na carreira dos profissionais de segurança: “Estamos aqui tendo a oportunidade de comemorar mais uma vitória profissional dos senhores. E todos aqui, à mesa, podem testemunhar esse momento. Quero muito me colocar na condição dos senhores e dizer que cada etapa vencida na vida deve ser muito valorizada. Muitas oportunidades surgem quando adquirimos novos conhecimentos — e conhecimento não ocupa espaço. A gente sempre ganha”, afirmou.
Também foram homenageados a diretora acadêmica da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Sarah Pinto de Holanda, e o instrutor do curso, subtenente PMCE Alderi Silva Rodrigues.
O diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, enfatizou o papel das famílias no sucesso dos concludentes: “Parabenizo inicialmente todos os concludentes e fico muito feliz por este momento, que é tão significativo. Vemos aqui o que há de mais importante na vida dos senhores e senhoras: suas famílias. Este curso só foi concluído graças ao apoio, sobretudo psicológico, de seus parentes, que ofereceram o suporte necessário para que todos completassem essa capacitação. E, ao concluí-la, saem mais fortalecidos e unidos.”
Já o secretário-chefe da Casa Militar, tenente-coronel Alex Ferreira, ressaltou o foco do curso na defesa da democracia: “Cada um dos alunos e alunas aqui presentes representa uma demonstração inequívoca de que esse curso ocupa hoje um espaço de destaque. Porque, ao proteger a democracia, protegemos a sociedade como um todo. Esse é o propósito do CSAI: garantir, por meio da segurança dos prédios dos poderes constituídos — especialmente aqueles eleitos diretamente pelo povo — que a sociedade se torne cada vez mais justa.”
O Curso
A formação incluiu as seguintes disciplinas: técnica policial militar aplicada à segurança em área institucional; meios alternativos de resolução de conflitos e mediação policial; movimentos sociais e diversidades, e a atuação policial frente a grupos vulneráveis; tiro policial defensivo e armamento institucional; defesa pessoal; práticas simuladas e noções de gestão de risco.
A soldado PM Ingrid Amâncio, uma das concludentes, comentou sobre a experiência: “Foi um curso muito enriquecedor para todos os profissionais. Foram 30 dias intensos, com muitas aulas teóricas e práticas. Todos que concluíram retornam às suas unidades com a sensação de missão cumprida”, concluiu.