Após formação na Aesp, Governo do Ceará promove 175 novos soldados para reforçar a segurança no Estado

14 de agosto de 2025 - 20:34 # # # # # # #

O grande dia da promoção dos 175 alunos-soldados ao cargo de soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE) chegou nesta quinta-feira (14), após todos serem formados pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). A solenidade ocorreu no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, com a presença do governador do Estado, Elmano de Freitas; do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá; do diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto; e do comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio.

Os policiais militares passaram por um curso de formação com 1.400 horas/aula, realizado na Aesp. Desde 2023, a Aesp/CE já formou 1.945 novos policiais militares. Somando todas as Forças de Segurança, o Governo do Ceará contratou mais de 3 mil profissionais para reforçar a segurança do Estado.

“Nós estamos aqui hoje para que 175 policiais possam tomar posse como soldados. Já fizeram o curso, concluíram a formação e, agora, plenamente capacitados, vão às ruas, sendo designados, evidentemente, para os locais em que os índices apontam maior necessidade desses policiais. Seja no batalhão que precisa de reforço, seja em áreas onde a violência está mais intensa. Estou feliz também pelas famílias desses profissionais, pois é uma conquista muito importante para quem sonhou em ser policial e hoje se torna soldado, pronto para ajudar e fortalecer a Polícia Militar do Ceará no enfrentamento ao crime organizado no Estado”, destacou o governador Elmano de Freitas.

O secretário da SSPDS, Roberto Sá, deu mais detalhes sobre a distribuição do efetivo: “Serão colocados, principalmente, nas Áreas Integradas de Segurança da Capital, Região Metropolitana e em duas unidades do Interior. Alocaremos os policiais nas regiões com maiores indicadores de criminalidade e onde há maior deficiência de efetivo”, explicou.

Durante o curso de formação na Aesp/CE, os alunos passaram por treinamento intensivo em disciplinas teóricas e práticas, incluindo técnicas policiais, legislação, direitos humanos, condicionamento físico e atendimento a ocorrências, sempre com foco na ética e na excelência no serviço prestado à população. Somando todas as forças de segurança, o Governo do Ceará já contratou mais de 3 mil profissionais desde o início da atual gestão.

O diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, expressou seu orgulho na ocasião: “É um momento festivo, de júbilo e de glória. É o encerramento de um ciclo importantíssimo na vida pessoal e profissional de todos vocês, mas também o início de uma nova jornada. Ao longo desses mais de seis meses, tivemos várias formaturas internas na Aesp, sempre com a presença de autoridades policiais, além de muitas conversas dentro e fora das salas de aula. Tenho convicção de que vocês estão ansiosos por esse momento de ‘fora de forma’, de jogar a boina para cima e agradecer por essa vitória, porque tudo valeu a pena”, declarou.

Sonho distante de casa

Um dos soldados promovidos nesta quinta-feira foi o PM Lacerda, natural da cidade de Exu, em Pernambuco. Ao mencionar sua terra natal, fez questão de destacar que é a cidade onde nasceu Luiz Gonzaga. “É uma honra realizar esse sonho. Digamos que há uns cinco ou seis anos iniciei essa luta. Foi através dos estudos que consegui vencer e vejo isso hoje como uma grande vitória. Vim da roça, minha vida sempre foi no campo. Então, a emoção transborda”, revelou.