2ª turma do Curso de Segurança em Áreas Institucionais de 2025 inicia nesta segunda-feira (28)
28 de julho de 2025 - 20:09 #aesp #capacitação #Casa Militar #PMCE
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com a Casa Militar do Governo do Estado, realizou, nesta segunda-feira, a aula inaugural da 2ª Turma do Curso de Segurança em Áreas Institucionais de 2025. O evento ocorreu no auditório do Palácio da Abolição, em Fortaleza.
Participam da capacitação profissionais da segurança pública lotados na Polícia Militar, no Corpo de Bombeiros, na própria Aesp/CE, bem como nas Secretarias da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP).
Com carga horária de 260 horas-aula, os alunos terão acesso a disciplinas teóricas e práticas, como: Técnica Policial Militar Atinente à Segurança em Área Institucional; Atuação das Forças Auxiliares na Área de Segurança Institucional; Meios Alternativos de Resolução de Conflitos e Mediação Policial; e Noções de Inteligência e Contrainteligência.
O diretor-geral adjunto da Aesp/CE, delegado Ciro Lacerda, destacou que outro curso deverá ser promovido nas próximas semanas, também em parceria com a Casa Militar.
“No próximo mês, realizaremos o Curso de Segurança Governamental, mais uma turma do CSAG. Será uma honra, mais uma vez, para a Aesp promover essa capacitação em conjunto com a Casa Militar. Mas, hoje, quero dar as boas-vindas a todos vocês e dizer que podem contar com a Aesp”, afirmou.
O secretário-chefe da Casa Militar, tenente-coronel Alex Ferreira, ressaltou que os alunos devem se dedicar ao máximo em cada instrução.
“Desejo a todos que sejam muito bem-vindos. Sintam-se em casa, mas peço dedicação. Os senhores têm uma responsabilidade muito grande por terem sido escolhidos para participar do curso. Por isso, é fundamental que se dediquem ao máximo, dando o melhor de si em cada instrução”, disse.
Durante a aula inaugural, o comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar do Ceará, coronel Naerton Menezes, ministrou a palestra “A Mediação de Conflitos como Ferramenta de Redução de Danos e Garantia de Direitos em Contextos de Manifestações Públicas Reivindicatórias”.