Corrida Aesp 2025 inicia as comemorações dos 14 anos de excelência da instituição
19 de maio de 2025 - 12:41 #Aesp/CE #Corrida Aesp 2025 #Integração
Com muita alegria, boas energias e movimento, a Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE) promoveu, nas primeiras horas da manhã deste domingo (18), a Corrida Aesp 2025, realizada na Avenida Beira Mar, em Fortaleza. O evento marcou o início das comemorações pelos 14 anos da instituição, responsável pela formação inicial e continuada dos profissionais de segurança vinculados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
“Estamos aqui celebrando a capacitação de excelência promovida pela Aesp, sem esquecer a importância da solidariedade. Aproveito para fazer um agradecimento especial, em tom de gratidão, ao nosso governador Elmano de Freitas, que tem investido fortemente tanto na segurança pública quanto nas questões sociais que impactam nosso povo cearense. Tem direcionado recursos significativos à capacitação e valorização dos nossos profissionais de segurança pública”, destacou o diretor-geral da Aesp/CE, Leonardo Barreto.
Ele também ressaltou alguns desses investimentos. “Recentemente, foram R$ 24 milhões destinados à reestruturação de todas as Forças de Segurança Pública do nosso Estado e mais de R$ 45 milhões investidos no Programa de Metas, beneficiando mais de 25 mil profissionais da área”, completou.
Além de promover uma ação voltada à saúde de profissionais da segurança e do público em geral, a Corrida Aesp 2025, pelo terceiro ano consecutivo, também foi sinônimo de solidariedade ao apoiar o Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado. Ao todo, foram arrecadadas duas toneladas de alimentos não perecíveis, entregues simbolicamente pelo diretor-geral da Aesp à primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas.
“Mais uma vez corremos pelos alimentos e pelas pessoas solidárias do nosso Estado. E, mais uma vez, a Aesp fez um gesto importante pelas famílias cearenses. Hoje, além de promover saúde, arrecadamos dois mil quilos de alimentos para quem mais precisa”, afirmou Lia.
Ela também explicou como esses alimentos chegam às famílias em situação de vulnerabilidade, por meio do credenciamento, no site do Ceará Sem Fome, de entidades que atuam diretamente com esse público. “O Ceará Sem Fome possui três frentes emergenciais e, entre elas, está a Unidade Central, que armazena as cestas básicas, montadas com os alimentos arrecadados, e faz sua distribuição por meio das entidades credenciadas. Esse é um trabalho realizado em parceria com a Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará”, concluiu.
Superação
Os participantes das provas de 5 km e 10 km partiram às 6h, com os primeiros raios de sol iluminando a orla de Fortaleza. Na chegada, muitos comemoravam, felizes e ofegantes, a superação de seus próprios limites. O primeiro colocado na categoria masculina dos 5 km foi o primeiro-tenente Abreu, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, que elogiou a organização do evento. “A Corrida Aesp foi excelente. Parabéns a todos os organizadores. Que no próximo ano venham mais corridas como esta, que foi extraordinária”, disse.
E os elogios continuaram. A perita da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Mayane Melo, também compartilhou sua experiência. “A palavra que define a corrida de hoje é coragem. Foi um momento excelente, com uma organização impecável. A Aesp está de parabéns. Estarei aqui todos os anos”, finalizou