AESP/CE homenageia mães da segurança pública com história de superação e bravura

11 de maio de 2025 - 08:00 # # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (AESP/CE) é um lugar onde sonhos são concretizados com determinação, excelência e bravura. Mas a bravura que forma heróis nasce, muitas vezes, no colo de uma mãe.Você já parou para pensar na relação entre a maternidade e o trabalho desenvolvido pela AESP? Vamos te mostrar essa conexão por meio de uma história emocionante.

Neste Dia das Mães, celebrado em 11 de maio de 2025, a instituição compartilha a trajetória de uma aluna-soldado do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Ceará, que precisou deixar o filho de apenas dez meses em outro estado para seguir sua vocação e construir um futuro melhor para ele.
A aluna-soldado da PMCE, Samara Lisboa, de 24 anos, é natural de Betânia do Piauí, município sertanejo com pouco mais de seis mil habitantes. Foi lá que ela deixou o pequeno Bernardo, sob os cuidados dos avós maternos, especialmente da sua mãe, dona Josefa.

“Sim, eu tenho um bebê de dez meses que está a 700 quilômetros daqui. É uma cidade de difícil acesso, então não consigo ir nos finais de semana. Tem sido muito difícil, porque desde o dia 15 de dezembro, quando vim para cá, só consegui vê-lo duas vezes — no Carnaval e no feriado da Semana Santa. Estou perdendo uma fase muito importante, ele está começando a falar e eu não estou acompanhando isso”, conta, emocionada.

Quando perguntada sobre o que a motiva, Samara responde sem hesitar: a esperança de um futuro melhor para Bernardo. “Com certeza, minha maior motivação é garantir que nada falte para ele. É por ele que estou aqui”, afirma.

A emoção se intensifica quando ela fala de sua mãe, dona Josefa, que tem sido sua maior aliada. Ao lado do marido, senhor Hermógenes, ela é uma figura fundamental na rede de apoio que sustenta Samara durante o curso.“É uma honra ter minha mãe comigo. Ela é uma pessoa que admiro muito, minha inspiração. Devo tudo a ela. Saber que ela está cuidando do meu filho como se fosse dela… é algo muito gratificante. Agradeço muito a Deus por tê-la ao meu lado. Não sei o que faria sem ela”, diz, com os olhos marejados.

Hoje, Samara enfrenta as exigentes etapas do curso de formação que a levarão, em breve, a se tornar soldado da Polícia Militar do Ceará — uma profissional pronta para zelar pela segurança da população cearense. Mas são histórias como a dela e a de dona Josefa que nos inspiram e revelam como uma base sólida forma seres humanos e profissionais admirados.

Neste Dia das Mães, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará parabeniza todas as mães que integram as forças de segurança e também aquelas que desempenham esse papel fundamental na sociedade. Ser mãe vai muito além de qualquer cargo ou função.

Lembra da pergunta sobre a relação entre a maternidade e a missão da AESP? Na verdade, a vocação para ser mãe se assemelha muito à missão da Academia: ambas exigem resiliência, entrega e coragem diante dos desafios, sempre com o objetivo de formar seres humanos fortes, valorosos e comprometidos com um futuro melhor.