Forças de Segurança ganham reestruturação por parte do governador Elmano de Freitas
31 de março de 2025 - 15:38 #Aesp/CE #Integração #segurança pública #SSPDS
Com o objetivo de descentralizar, otimizar e intensificar serviços em todo o território cearense, o governador Elmano de Freitas assinou sete decretos regulamentando a reestruturação das Forças de Segurança do Ceará. O ato aconteceu, nesta segunda-feira (31), no Palácio da Abolição, em Fortaleza. As mudanças irão atingir a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Civil do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
“Considero uma mudança muito importante. Teremos uma nova configuração positiva. Importante lembrar que isso só foi possível graças à aprovação das nossas proposições por parte da Assembleia Legislativa. Paralelamente aos decretos de hoje, estamos também iniciando os concursos para essas instituições. Essas mudanças não ficarão apenas nas intenções da lei, vamos implementar na vida real”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Para a SSPDS será criada uma nova sede da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) em Quixadá, além da chegada de novos núcleos em Baturité, Russas, Canindé, Aracati, Crateús, Tianguá, Camocim, Itapipoca, Iguatu, Tauá, Campos Sales e Brejo Santo. Outros cargos e setores também serão implementados. Titular da pasta, Roberto Sá comemorou as mudanças. “Gostaria de agradecer essa sensibilidade e mobilização do governador em reestruturar e modernizar as nossas forças. Com essas modificações teremos melhores condições de trabalho, o que também aumenta o tamanho da nossa responsabilidade em cima das demandas com a sociedade”, disse
Capacitação
Visando a integração das forças de segurança, a Aesp irá focar em uma formação continuada, mais específica, sem esquecer de resguardar as peculiaridades de cada instituição. Diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto, acredita que esse é mais um emblemático investimento para as forças de segurança. “Isso representa modernidade e mais força para as nossas estruturas, trazendo mais qualidade e paz para a nossa sociedade. A Aesp, com essa reestruturação, estará cada vez mais com o protagonismo na formação dos nossos profissionais, protegendo e servindo o nosso povo”, garantiu.
Com a reestruturação, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) passará por importantes mudanças que visam aprimorar sua gestão e a formação das forças de segurança. Entre as principais alterações, destaca-se a criação do cargo de Diretor-Geral Adjunto e de duas novas assessorias à Gestão Superior: a Assessoria de Gestão de Projetos e a Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria.
Além disso, foram instituídas quatro Diretorias de Ensino específicas para atender à formação inicial e continuada de cada força de segurança vinculada à SSPDS: Diretoria de Ensino Policial Militar, Diretoria de Ensino Bombeiro Militar, Diretoria de Ensino Policial Civil e Diretoria de Ensino de Perícia. A Aesp também contará com a nova Coordenadoria de Pós-Graduação e Ensino Integrado, que reforçará a especialização e integração das capacitações destinadas às forças de segurança pública. Esta coordenadoria será composta por três células: Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, Ensino Integrado e Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, Extensão e Inovação Acadêmica.
Todos os detalhes da reestruturação das forças de segurança do Ceará podem ser vistos na apresentação disponibilizada pelo Governo do Estado.