Aesp e CBMCE celebram conclusão de cinco capacitações bombeirísticas realizadas em março

28 de março de 2025 - 20:42 # # # #

Na tarde desta sexta-feira (28), a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realizaram uma solenidade especial para marcar a conclusão de cinco capacitações bombeirísticas realizadas ao longo deste mês de março. O ato solene, realizado no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), contou com a presença do diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto, e do coronel comandante-geral do CBMCE, Cláudio Barreto.

As capacitações, realizadas entre os dias 17 e 28 de março, foram fruto de uma parceria consolidada entre as duas instituições e contaram com a participação de mais de 90 agentes das forças de segurança pública. Além de representantes do Ceará, participaram dos cursos membros da Força Aérea Brasileira, agentes de segurança pública de outros estados do Brasil, da guarda Municipal de Fortaleza, bem como uma representante da Argentina, demonstrando a amplitude e relevância das formações oferecidas.

Os cursos realizados incluíram o Curso de Nivelamento Cinotécnico; Curso de Condutor e Operador de Viatura de Incêndio (CCOVI/2025); Curso de Condução Operacional; Curso de Nivelamento de Investigação de Incêndio; e o 13º Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio – CATS.

Durante a solenidade, o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, destacou a importância dessas formações para o fortalecimento das instituições de segurança pública, bem como a previsão de novos concursos para o CBMCE, recentemente anunciados pelo governador Elmano de Freitas. “Hoje é um dia de celebração e orgulho para todos nós. As capacitações realizadas em parceria com o CBMCE demonstram nosso compromisso em preparar cada vez melhor os profissionais que atuam na segurança pública do Ceará. Além disso, os concursos anunciados recentemente pelo Governador Elmano de Freitas vão fortalecer ainda mais o efetivo do Corpo de Bombeiros, garantindo que possamos atender com excelência e agilidade às demandas da população. Nossa missão é qualificar, integrar e valorizar esses profissionais tão dedicados e comprometidos com a segurança da sociedade”, afirmou Leonardo Barreto.

O comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto, também ressaltou a qualidade dos cursos oferecidos e a importância do apoio das famílias na trajetória profissional dos agentes. Ele agradeceu à Academia pela parceria e destacou o trabalho dos instrutores envolvidos. “Gostaria de expressar minha gratidão à Academia Estadual de Segurança Pública por essa parceria sólida e produtiva, que se traduz em cursos de altíssimo nível e profissionais cada vez mais bem preparados. Parabenizo todos os concludentes por essa importante conquista e destaco o papel essencial dos nossos instrutores, cuja dedicação e competência garantem a excelência de cada capacitação. Também quero reconhecer o apoio incondicional das famílias, que são o alicerce da motivação e da força desses homens e mulheres que, diariamente, dedicam suas vidas para salvar e proteger a sociedade”, destacou Cláudio Barreto.

Entre os participantes da solenidade, estava a soldado Chayenne, escolhida como oradora e concludente do CCOVI/2025. Ela será uma das primeiras mulheres do CBMCE apta a dirigir veículos Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS). Durante seu discurso, destacou a relevância da capacitação para o fortalecimento do Corpo de Bombeiros e a importância de abrir espaço para a atuação feminina em operações de alta complexidade. “Esse curso representa um marco não só na minha carreira, mas também para todas as mulheres que atuam no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. É um passo importante rumo à igualdade de oportunidades e ao reconhecimento do nosso trabalho nas atividades operacionais mais desafiadoras”, afirmou a soldado Chayenne.

A solenidade foi marcada pela emoção da entrega dos brevês, realizada pelos próprios familiares dos formandos, simbolizando o apoio e incentivo necessários para o exercício de suas atividades.