Aesp/CE realiza a primeira edição do Curso de Resposta Rápida a Agressor Ativo

27 de fevereiro de 2025 - 14:18 # # # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, pela primeira vez, o Curso de Resposta Rápida a Agressor Ativo – Turma I/ 2025. O objetivo da capacitação é aprimorar os conhecimentos específicos necessários para a atuação em ocorrências com agressor ativo, habilitando os profissionais a lidarem com essas situações de maneira eficaz. Além disso, o curso busca definir essas ocorrências sob o aspecto do interesse público e compreender a estrutura e as características presentes nesses eventos.

Utilizando técnicas modernas aplicadas pelo Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI), o curso pioneiro aborda conteúdos práticos e teóricos, como Instrução Tática Individual, Deslocamento e Aproximação, e Noções de Entradas Táticas. Esses conteúdos capacitam os agentes a responder imediatamente a ataques, controlar cenários e garantir a segurança de todos os envolvidos.

O Delegado Wilson Neto, Coordenador Adjunto da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Ceará, é um dos instrutores do curso. Ele explicou que a finalidade é habilitar interventores multiplicadores. “A finalidade é realmente a gente conseguir formar um grupo de alunos, de instrutores, que consigam ser multiplicadores dessa doutrina que foi oportunizada, que foi trazida para os profissionais de segurança pública do estado do Ceará, por meio do FBI”, disse Wilson.

Segundo o instrutor, após a conclusão desta primeira edição, considerada um projeto piloto, a perspectiva é que o curso seja ampliado para a realização de mais três turmas. “Dessa forma, o conhecimento adquirido será disseminado entre os demais profissionais de segurança pública do estado”, concluiu o delegado.

Durante o curso, foi realizado um exercício prático em cenários simulados, onde os participantes enfrentaram um indivíduo que ameaçava vidas. Eles precisaram responder imediatamente ao ataque e controlar todo o cenário, evitando o pânico e garantindo a segurança dos demais agentes envolvidos.

O Oficial Investigador de Polícia Tony Alves Júnior, que atua na Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), é um dos alunos da turma que está participando do Curso de Resposta Rápida a Agressor Ativo. Ele enfatizou a relevância do curso para o aperfeiçoamento dos profissionais de segurança. “Esse curso está sendo importante para o nosso aperfeiçoamento, tendo em vista que nós somos multiplicadores de várias doutrinas policiais aqui na Aesp/CE. Com certeza, é mais uma doutrina que irá fortalecer, tendo em vista que fortalece a nossa unidade e todo o aparato policial”, afirmou o investigador.

Tony ressaltou que qualquer policial ou agente de segurança pode se deparar com uma situação de agressor ativo, e que esse conhecimento pode salvar vidas, que é o principal objetivo da doutrina. “Primeiro, salvar vidas, depois é que a gente se preocupa com a nossa segurança. É um pouco diferente da doutrina que a gente já atua no comum”, explicou.