Aesp/CE conclui capacitação para músicos militares

26 de fevereiro de 2025 - 17:11 # # # # # # #

 

Na manhã desta quarta-feira (26), a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) foi tomada por uma atmosfera musical. Partituras ganhavam vida ao serem transformadas em melodias harmoniosas, enquanto os instrumentos eram afinados com muita dedicação. Uma sinfonia que parecia tocar diretamente na alma preenchia o ar. Nesse cenário, aconteceu a Solenidade de Encerramento do Curso de Capacitação para Músicos Militares (CCMM) – 2025.

O Curso de Capacitação para Músicos Militares (CCMM) é uma iniciativa educacional promovida pela Aesp/CE em parceria com a Polícia Militar do Ceará. O objetivo do curso é aperfeiçoar e capacitar os participantes, difundindo a doutrina da teoria musical e da prática instrumental, com o intuito de atualizar e padronizar os procedimentos utilizados na atuação da Banda de Música. Além disso, o curso proporciona aos alunos uma releitura da escrita musical, solfejo, teoria e prática musical, explorando especialmente a composição e a interpretação de aspectos melódicos, rítmicos e harmônicos.

“Bom dia a todos! É uma grande satisfação estar aqui e gostaria de saudar primeiramente o delegado Leonardo Barreto, diretor desta casa, representado pelo tenente-coronel PM Carlo, que nos acolhe tão bem para que possamos nos capacitar e aperfeiçoar para prestar um serviço de excelência à sociedade cearense”, iniciou a Coronel Fátima em sua fala.

A oficial também parabenizou os concluintes e destacou a importância da banda da Polícia Militar para o estado do Ceará. “A nossa banda da Polícia Militar é a mais antiga em atividade no Estado. Parabenizo a todos os senhores que estão aqui concluintes desse curso por mais uma vitória, mais um desafio diante de todas as atividades, porque a banda de música não para, estamos sempre em atividade”, afirmou.

Com uma carga horária de 80 horas/aulas, o curso abordou as disciplinas de Fundamentos de Prática Musical e Prática de Conjunto Musical.

Durante o evento, o Tenente-Coronel PM Carlo Rômulo, orientador da célula de ensino militar (Cemi) da Aesp/CE, destacou a importância da banda de música para a Polícia Militar. “Falar da banda de música é falar de história. Não podemos falar de Polícia Militar sem falar de banda de música, a banda de música é uma tradição que precisa ser perpetuada”, afirmou Rômulo.

Carlo ressaltou que a banda de música esteve presente inclusive em tempos de guerra, sendo um importante recurso operacional. Atualmente, ela é “o cartão de visita da corporação, um bem-vindo à sociedade” e “traz paz e tranquilidade” às solenidades da PM e do Corpo de Bombeiros.

O ponto alto do evento foi um emocionante concerto apresentado pelos concludentes do curso, que contou com um repertório seleto. Entre as músicas apresentadas, destacaram-se “Bohemian Rhapsody”, um clássico do grupo britânico Queen, com arranjo de Paul Murtha, que trouxe toda a grandiosidade e inovação da icônica composição de Freddie Mercury. “Soul Bossa Nova”, uma composição do lendário Quincy Jones, com arranjo de Masato Myokoin, foi uma peça vibrante que incorporou elementos marcantes do jazz e da música brasileira. Em seguida, foi apresentado um arranjo de uma música do Scorpions, “Seleção de Sucessos”, um medley com algumas das canções mais icônicas da banda alemã Scorpions, incluindo “Rock You Like a Hurricane”, “Wind of Change” e “You & I”, em arranjo especial de Edivaldo de Paula. Para finalizar, a apresentação culminou com “Diana No Frevo”, uma composição e arranjo do Subtenente Manoel Ferreira Lima, que homenageou o ritmo contagiante do frevo, destacando a riqueza cultural da música brasileira.

O Capitão PM Ramos, coordenador do curso destacou a importância do curso e o progresso alcançado pelos músicos participantes.”Ao longo desse curso, pudemos aprimorar os nossos músicos já existentes na banda de música, por meio de treinamentos teóricos e práticos. O empenho e dedicação de cada um têm sido essenciais para o sucesso desse programa de capacitação”, afirmou o Capitão PM Ramos.

Agora, 24 profissionais, sendo 23 policiais militares e um bombeiro militar, estão aptos a executar com afinco e sincronia as melodias que enriquecem ainda mais as cerimônias realizadas pela Banda de Música Major Xavier Torres da Polícia Militar e pela Banda do Corpo de Bombeiros Militar em todo o território cearense.

Segundo o orador da turma, o 1º Sargento PM José Waldeney Coelho de Sá, o curso foi um “momento único de aprendizado, de didática, onde erramos e acertamos mais na intenção de fazermos o melhor”. Ele também afirmou que a experiência foi “enriquecedora para os nossos conhecimentos” e que, mesmo sendo músicos, “na música estudar e aprender é algo eterno que levamos por toda a vida, como tudo que você tem como conhecimento, seja profissional ou pessoal”.

Por fim, o sargento PM Coelho ressaltou que o curso de capacitação “nos enriqueceu mais ainda” e que certamente deixará “boas lembranças” para os participantes. Ele destacou a importância de sempre buscar aprimorar os conhecimentos, mesmo para aqueles que já atuam na área.