Aesp/CE realiza aula inaugural do Curso Superior de Segurança Pública 2025
4 de fevereiro de 2025 - 15:18 #Aesp/CE #capacitação #CSSP-2025 #Curso Superior de Segurança Pública #formação aesp #PMCE
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, na manhã desta terça-feira (4), a aula inaugural do Curso Superior de Segurança Pública (CSSP) – 2025. A palestra de abertura foi ministrada pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Roberto Sá, e marcou o início da capacitação de 30 tenentes-coronéis da Polícia Militar do Ceará (PMCE).
O Curso Superior de Segurança Pública (CSSP PM/BM) é uma ação educacional promovida pela Aesp/CE com o objetivo de aprimorar os conhecimentos estratégicos e operacionais dos oficiais superiores da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e de outras corporações coirmãs de diferentes unidades federativas do Brasil. Os participantes são indicados por suas instituições e a capacitação é fundamental para a ascensão funcional ao posto de coronel dentro das respectivas corporações.
Com um total de 476 horas/aula, o curso tem previsão de conclusão para o dia 13 de junho de 2025. A matriz curricular inclui disciplinas teóricas e práticas, abordando temas fundamentais para a gestão e operacionalização da segurança pública, tais como Gerenciamento Estratégico e Integrado de Eventos Complexos, Governança e Inteligência Estratégica em Segurança Pública, Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas de Segurança, Tiro Policial Defensivo e Gestão de Acionamento de Aeronaves, entre outros conteúdos estratégicos.
O secretário da SSPDS, Roberto Sá, ressaltou a importância do CSSP para a segurança pública e destacou a necessidade de uma abordagem integrada e multissetorial para o enfrentamento da criminalidade. Em sua fala, enfatizou que a segurança pública é um desafio coletivo, que exige a soma de esforços entre os municípios, os estados e o governo federal. “A capacitação dos oficiais superiores, por meio de cursos como o CSSP, é essencial para fortalecer essa integração e aprimorar as estratégias de enfrentamento ao crime”, afirmou o gestor.
O diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, reforçou a relevância da formação para os oficiais superiores da PMCE , enfatizando o impacto positivo do curso na qualificação da alta gestão da segurança pública. “O CSSP representa um marco na carreira dos oficiais, pois prepara esses profissionais para desafios ainda mais complexos na gestão da segurança pública. Esse é um momento de aprendizado, troca de experiências e aprimoramento técnico e estratégico”, afirmou o diretor-geral da Aesp/CE.
O tenente-coronel Carlo Barreto, aluno do curso, afirmou que a experiência de participar da capacitação é um divisor de águas em sua trajetória profissional. “O curso representa um momento de grande aprendizado e amadurecimento profissional, abordando disciplinas fundamentais para a tomada de decisões estratégicas e para a liderança eficaz dentro da corporação”, pontuou o oficial.
O evento contou com a presença de diversas autoridades da segurança pública do estado, entre elas o coronel Sinval Sampaio, comandante-geral anunciado da PMCE; o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez; o coronel Cláudio Barreto, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE); o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Feitosa; e o tenente-coronel PM Erlanio Matoso, assessor executivo da Casa Militar, representando o secretário-chefe da Casa Militar.
Além dessas autoridades, oficiais e praças da Polícia Militar do Ceará também participaram do evento, reforçando a importância da capacitação contínua dos profissionais da segurança pública do estado. Com essa nova turma do CSSP, a Aesp/CE segue cumprindo sua missão de fortalecer a segurança pública cearense, formando líderes capacitados para os desafios da gestão e da operacionalização da segurança em todo o estado.