“Passado, Presente e Futuro”: a trajetória dos sonhos de futuros profissionais da Segurança Pública

17 de janeiro de 2025 - 10:44 # # # # #

 

Edmundo Clarindo / Elis França / Leandro Freire – Texto
Leandro Freire – Fotos

Para ser um super-herói, não é necessário ter superpoderes. Basta vencer desafios, ter coragem e amar vidas.

A primeira história do quadro “Passado, Presente e Futuro” de 2025 destaca a trajetória inspiradora da aluna-soldado Edna Naiane Lopes de Souza, integrante do 5º Pelotão da Turma 3 do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

O SONHO DE SER UMA SUPER-HEROÍNA

Desde criança, Edna carregava o sonho de ser uma super-heroína. Inspirada pelos desenhos animados, ela desejava proteger as pessoas. “Quando assistia aos super-heróis, dizia a mim mesma: ‘Quando eu crescer, quero proteger as pessoas também’. Depois percebi que esses heróis não existem, mas que há super-heróis da vida real, como professores, médicos e policiais. Entre eles, a PM sempre me emocionou.”

PASSADO

Nascida em Orós, no sertão cearense, a mais de 350 quilômetros de Fortaleza, Edna é filha de agricultores e cresceu em uma família humilde. Sua trajetória nos estudos começou em uma sala multisseriada, onde crianças de várias idades aprendiam juntas. “Foi um período marcante. Estudávamos todos na mesma sala, da alfabetização até a quarta série”, relembrou.

Mesmo com as limitações de acesso a uma educação de qualidade, Edna acreditava no poder do conhecimento. “Sempre fui muito apegada aos estudos. Aprendi a ler cedo e encontrava nos livros um refúgio. Peguei pra mim a frase: ‘Conhecimento é poder’.”

Com determinação, ela decidiu seguir o sonho de ingressar na Polícia Militar. Para isso, precisou superar grandes obstáculos. Morando sozinha e ganhando R$ 600 por mês, trabalhava de segunda a sábado no comércio e vendia picolés aos domingos em pontos turísticos.

SUPERPODER: ACREDITAR EM SI MESMA

Por cinco anos, Edna estudou com base no edital da PMCE de 2016. Porém, com as mudanças no edital de 2021, quase 90% dos conteúdos foram alterados, desanimando muitos candidatos. “Muitos desistiram. Eu pensei: ‘Será que desisto também? Não! Vou tentar e, se não der certo, ao menos ganharei experiência.’”

Durante três meses, sua rotina foi intensa. Edna acordava às 4h30, estudava até as 6h, trabalhava o dia inteiro, treinava na hora do almoço e continuava estudando à noite. Apesar de todo o esforço, não foi aprovada em 2021. “Chorei, me lamentei, mas tirei um mês para me recompor. Depois disso, decidi tentar novamente, porque não tinha tempo a perder.”

Quando o novo edital foi anunciado, Edna estava decidida: “Agora tem que dar certo, não existe a opção de não dar certo.” E deu certo. Com muita persistência, veio a aprovação tão sonhada. “Foi um misto de alegria, alívio e a sensação de missão cumprida.”

PRESENTE

Agora aluna da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), Edna sente orgulho de fazer parte do 5º Pelotão da Turma 3. “Os instrutores nos recebem muito bem e sempre dizem que a Aesp é um espaço de aprendizado e crescimento. Cada dia aqui é uma oportunidade de evolução.”

FUTURO

Edna se prepara para ser uma verdadeira super-heroína, protegendo o cidadão nas ruas com coragem, determinação e persistência. Seu próximo objetivo é fazer parte do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). “Admiro muito o trabalho do Choque, especialmente o Cotam. É algo que me emociona profundamente.”

Com uma mensagem de encorajamento, Edna inspira outras pessoas a persistirem em seus sonhos:“As pessoas desistem facilmente. Muitas vezes reprovam em uma prova e acham que não é para elas. Mas eu passei cinco anos nessa batalha, reprovei, mas insisti. A persistência foi o que me trouxe até aqui. Então, não desistam dos seus sonhos.”

Edna Naiane Lopes de Souza: um exemplo de superação, coragem e determinação. Ela nos mostra que, com esforço e fé, qualquer pessoa pode se tornar um super-herói na vida real.