Aesp/CE inicia mais uma turma do Curso de Operações de Inteligência para profissionais da segurança pública

18 de novembro de 2024 - 16:33 # # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta segunda-feira (18), a solenidade de abertura do Curso de Operações de Inteligência (COI). O evento contou com a participação de 30 profissionais da segurança pública, que se capacitarão para atuar na área de inteligência, em conformidade com a legislação vigente e as diretrizes específicas para operações de inteligência.

Com uma carga horária total de 108 horas-aula, a capacitação abrange disciplinas essenciais como Contrainteligência, Comunicações Sigilosas, Técnicas Operacionais (incluindo Disfarce, OMD, Estória Cobertura), Recrutamento Operacional, Uso de Meios Eletrônicos e Introdução a Fontes Abertas, entre outras.

O diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, ressaltou a importância da inteligência para a segurança pública. “É imprescindível a capacitação na seara da inteligência, aliada às novas tecnologias e à operacionalidade. Essa formação deixará os senhores e senhoras aptos a contribuir significativamente com a segurança pública em suas instituições e em todo o nosso estado.”

A Aesp/CE já realizou mais de 5.270 capacitações neste ano, incluindo cursos de formação inicial para policiais militares e civis, além de treinamentos de ascensão funcional. “Essa capacitação contínua é essencial para nos mantermos um passo à frente das mudanças na criminalidade e na própria sociedade,” afirmou Barreto.

Ao todo, 30 alunos participam desta capacitação, sendo cinco policiais civis do Ceará (incluindo 2 delegados); 17 policiais militares do Ceará; dois policiais militares do Piauí; um bombeiro militar do Ceará; dois policiais penais do Ceará;um perito do Ceará; um militar da Marinha do Brasil e um auditor da Receita Federal.

Durante o evento, o Secretário Executivo de Inteligência e Defesa Social do Ceará, Roberto Alzir Dias Chaves, destacou o papel essencial da inteligência na segurança pública. “Sem inteligência, sem informação qualificada, qualquer processo decisório fica prejudicado. O trabalho de vocês é de extrema relevância,” afirmou Chaves.

Ele também elogiou a atuação da Aesp/CE na formação de profissionais qualificados. “A Academia Integrada é um exemplo de sucesso no Brasil. Ela congrega policiais e peritos forenses em cursos integrados, fortalecendo nosso sistema de segurança pública.”

O Secretário concluiu enfatizando o compromisso da SSPDS e da Aesp/CE com a qualificação constante dos profissionais de segurança. “Vamos continuar investindo em formação e qualificação para que nossos profissionais possam enfrentar os desafios da segurança pública de forma cada vez mais eficaz.”

A aula inaugural foi conduzida pelo delegado Nelson Pimentel, coordenador da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, com o tema “A Atuação da Inteligência de Segurança Pública do Ceará no Enfrentamento à Criminalidade”. Ele destacou o papel essencial da inteligência no combate ao crime organizado no estado.

“Nosso objetivo é fornecer informações e orientações para que as outras forças policiais possam atuar de forma adequada e eficiente no combate ao crime organizado,” afirmou Pimentel, que também enfatizou a necessidade de integração entre as instituições de segurança pública e a sociedade. “A inteligência é fundamental para antecipar as ações dos criminosos e tomar as medidas preventivas necessárias,” concluiu.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Delegado Leonardo Barreto, Diretor-Geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará; Roberto Alzir Dias Chaves, Secretário Executivo de Inteligência e Defesa Social; Coronel Anderson Viana, Comandante do Corpo de Bombeiros da Capital; Delegado Nelson Pimentel, Coordenador de Inteligência (COIN) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); e Átila Einstein de Oliveira, Perito Geral Adjunto da Pefoce.