Aesp/CE e Hemoce promovem Campanha de Doação de Sangue para servidores e alunos

5 de novembro de 2024 - 15:30 # # # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), promoveu nesta terça-feira (05) mais uma campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea entre alunos e colaboradores da instituição. A ação teve como objetivo conscientizar e incentivar a importância desse ato, que pode salvar vidas, além de estimular que a doação de sangue se torne um hábito.

A iniciativa, apoiada pelo ambulatório da Academia, reforça o compromisso da Aesp/CE com a população cearense, transcendendo a segurança e promovendo a vida. “Estamos promovendo mais uma campanha de doação de sangue em parceria com o Hemoce. A Academia tem essa campanha como uma ação permanente, aproveitando o grande fluxo de alunos e servidores para sensibilizá-los a participar desse ato de solidariedade, ajudando pessoas necessitadas ou mesmo salvando vidas”, destacou o inspetor Lucas Farias, responsável pelo ambulatório.

De acordo com a médica de triagem clínica do Hemoce, Luma Teles, a coleta foi realizada em uma sala especialmente adaptada, utilizando material descartável para evitar contaminação. O processo incluiu triagem, pré-triagem para aferição dos sinais vitais, entrevista e, finalmente, a coleta. “Contamos com o compromisso e sinceridade do doador em todos os locais. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, um número muito significativo para nós”, completou a médica, enfatizando a importância dessa parceria com as forças de segurança.

Entre os doadores, destaca-se o aluno soldado PM Costa, do 3° Pelotão do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Ceará (CFSD PMCE) – turma 2, que doou sangue pela vigésima quarta vez, um gesto que aprendeu em casa e que passou de pai para filho. “Acredito que a doação de sangue é um dos gestos mais nobres para com o próximo, pois você está dando sua vida para outra pessoa. Isso me incentivou desde jovem, através do meu pai, que sempre esteve empenhado em manter a saúde física para doar sangue. Como ele não pode mais doar, eu resolvi dar continuidade a esse gesto e estou na vigésima quarta doação”, afirmou.

Já o aluno soldado PM Sousa, do mesmo pelotão, aproveitou a campanha na Aesp/CE para doar pela primeira vez. “Sempre tive vontade de doar para ajudar o próximo. Já tentei antes, mas não consegui. Graças a Deus, consegui lograr êxito agora e meu objetivo é sempre ajudar o próximo”, comentou.

Ao todo, foram coletadas 48 bolsas de sangue, que podem ser divididas para até quatro pacientes, potencialmente beneficiando cerca de 192 pessoas. A campanha reforça o papel da Aesp/CE na promoção da doação de sangue como um ato de solidariedade e vida.