Aesp/CE homenageia os Super-Heróis do Conhecimento
15 de outubro de 2024 - 08:22 #Aesp/CE #dia do professor #Ensino #formação aesp #PCCE #PMCE
Em homenagem ao Dia do Professor, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) reverencia os super-heróis do conhecimento. Com suas capas invisíveis de sabedoria, esses educadores são os verdadeiros arquitetos da transformação. Eles não se limitam a ensinar; inspiram, motivam e preparam os futuros guardiões da lei para os desafios de um mundo em constante evolução.
Com a educação como seu escudo mais poderoso, combatem a ausência de conhecimento e cultivam sementes de consciência, crescimento e justiça.
A Aesp/CE é o lar de muitos desses heróis. Entre eles, destacamos uma figura ímpar na Célula de Ensino Militar (Cemi): Paula Perpétua Barros Maciel, conhecida como 2° sargento PM Paula.
COMPROMISSO E EXCELÊNCIA
Paula é uma profissional que exemplifica a dedicação e a paixão pelo ensino. Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ela também possui pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa, Segurança Pública e Metodologia e Didática do Ensino em Segurança Pública (Cemdesp). Atualmente, é mestranda em Ciências da Educação, demonstrando seu compromisso contínuo com a excelência acadêmica.
Sua trajetória como professora é rica e diversificada. Professora desde 2003, já lecionou Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, em escolas públicas da Prefeitura de Maracanaú e em instituições privadas, como a Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Como professora temporária do Estado, ministrou aulas de Língua Espanhola para o Ensino Médio em escolas públicas, destacando-se pela inclusão dessa disciplina no currículo e pelo incentivo ao estudo de outras línguas e culturas além do inglês. “Mesmo após vinte anos, ainda interajo com uma ex-aluna que mora na Europa e pode vivenciar isso in loco”, relembrou.
No Ensino Superior, Paula lecionou Espanhol no Curso de Optometria da Faculdade Ratio e no Curso de Letras Espanhol da UFC, na modalidade EaD. Atualmente, ela contribui na formação de soldados da Polícia Militar do Ceará, aqui, na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), através de monitoria e coordenação, uma missão que ela considera gratificante e de extrema responsabilidade.
Ela é grata por poder unir suas duas profissões – professora e policial militar. “Sou muito grata e me considero abençoada por poder unir minhas duas profissões. Isso tanto favorece a minha atuação nos cursos de formação profissional, seja no papel de instrutora, monitora ou coordenação”, afirmou Paula.
A docente acredita que sua forma de ensinar é o resultado de suas experiências acadêmicas, profissionais e, especialmente, de sua formação primária, que lhe transmitiu valores e condutas que ela aplica até hoje. A policial reforça a importância da presença do docente, da interação e dos laços criados na sala de aula, considerando-os insubstituíveis, mesmo com o avanço da tecnologia. “Acredito que, no futuro, haverá uma ampliação do acesso à informação e dos recursos tecnológicos em prol das atividades educacionais, mas isso deve ser uma ferramenta de agregação às boas práticas existentes”, destacou.
A sargento enfatiza a importância de nunca esquecer dos ensinamentos desta casa de ensino, visando uma atuação ética, técnica e legal. “Acredito que o futuro trará uma maior disponibilidade de informações e recursos tecnológicos para o meio educacional”, afirmou. No entanto, ressaltou que esses avanços devem ser utilizados para complementar as boas práticas já estabelecidas, pois “a presença do docente, a interação e os laços criados na sala de aula são insubstituíveis”, finaliza.
EXPERIÊNCIA E DEDICAÇÃO
Outro herói importante nesse universo da educação, aqui, na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, é o delegado da Polícia Civil e coordenador acadêmico da Aesp/CE, Ciro de Assis Lacerda.
Ciro é uma figura importante na formação e capacitação dos profissionais da segurança pública do Ceará. “Escolhi a profissão de delegado de Polícia com a precípua finalidade de salvaguardar bens jurídicos e promover o bem-estar social”, afirma Lacerda, que é bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Penal e em Processo Penal, além de mestrando em planejamento em políticas públicas.
Como professor da Aesp e da pós-graduação da Unifor, além de ter sido professor de cursos preparatórios para concurso, Ciro acredita na importância da troca de conhecimentos na sala de aula. “A sala de aula é um verdadeiro laboratório de troca de conhecimentos. O docente transmite vertentes relativas aos campos teórico e prático, enquanto o aluno traz consigo importantes aspectos relativos às experiências que obteve antes de ingressar no serviço público”, explica.
Em certa ocasião, ao ministrar a disciplina de Fundamentos de Direito Processual Penal no Curso de Formação de Soldados da PMCE, o delegado orientou os alunos quanto às normas que regulamentam o isolamento e preservação de local de crime, notadamente no caso de crimes violentos letais intencionais. “Após decorridos alguns meses, tive a oportunidade de me deparar com um aluno do referido pelotão, em um local de homicídio. No ensejo, observei que ele fez o correto isolamento do local do delito e orientou os seus colegas quanto às peculiaridades relativas à função da Polícia Militar em ocorrências daquela estirpe”, relata.
Segundo Ciro, ser professor da Aesp é uma experiência gratificante, pois a instituição é uma referência nacional e internacional no ensino. A Aesp tem a capacidade de promover um ensino integrado que abrange todos os órgãos de segurança pública do Ceará e, em alguns casos, até de outras unidades federativas ou países. “Enquanto professor dessa prestigiada instituição, sinto-me honrado por contribuir para a formação dos futuros profissionais que protegerão nossa sociedade”, afirma Ciro.
O impacto na formação dos futuros profissionais da segurança pública é avaliado como positivo por Lacerda, que procura fazer com que os alunos aprendam a refletir, fomentar, planejar e executar políticas de segurança pública que possam promover o bem comum, de maneira a estimular a formação de uma sociedade cada vez mais igualitária. “Não há maior presente para um bom professor do que saber que os seus alunos compreenderam todo o conteúdo transmitido em sala de aula”, confessa.
Para Lacerda, o bom servidor público é aquele que se dedica ao propósito de ajudar o próximo, sobretudo os despossuídos e os grupos vulnerabilizados. “Não há outro caminho para a evolução do ser humano senão por meio da educação. Nessa senda, o professor deve ser protagonista e fomentar perante o corpo discente a necessidade de, por meio da reflexão autocrítica, avaliar como é possível que o aluno participe do processo de construção de uma sociedade cada vez mais justa”, conclui.
A Aesp/CE reverencia e destaca a importância de todo o seu corpo docente na formação ética e técnica dos futuros profissionais da segurança pública do Ceará. Nossos professores se destacam por seu papel essencial na preparação de profissionais que são não apenas técnico-operacionalmente competentes, mas também como agentes conscientes e comprometidos com a justiça e a equidade social.