Aesp forma quatro turmas do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas

1 de outubro de 2024 - 16:31 # # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) promoveu, nesta terça-feira (1), a solenidade de conclusão do ciclo de formação do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas (CEPM/Raio). A cerimônia foi realizada no ginásio poliesportivo da Aesp, no bairro Mondubim, em Fortaleza, envolvendo quatro turmas.

O treinamento é importante para a formação de policiais especializados em operações intensivas, com uma estrutura curricular sólida e uma abordagem prática para a preparação dos participantes para o enfrentamento dos desafios do policiamento moderno, a fim de garantir a segurança e a ordem pública.

As quatro turmas foram formadas por policiais militares do Ceará, mas também receberam profissionais de outras forças de segurança estaduais e das Forças Armadas, além da Polícia Rodoviária Federal. Foram formados nessas quatro turmas 91 alunos. Esse treinamento também proporciona a qualificação necessária para o ingresso de quadros para o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).

Um dos alunos formados foi o soldado Barros, da Polícia Militar do Ceará. Ele celebrou o nível do treinamento e dos conteúdos repassados. “Sem dúvida, o CEPM é um curso renomado, por sua técnica e capacidade, que vem tomando conta de todo o Brasil e que tem reconhecimento internacional. É um curso bastante técnico, tanto na questão de motos como na parte tática. Só tem a crescer mais pela capacidade dos instrutores e do que vem representando no Ceará”, pontuou.

Já a orientadora da Célula de Ensino Militar, major Adeirla Freitas, que representou o diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, comentou a relevância dessa formação para a Polícia Militar do Ceará (PMCE) e para toda a população cearense. “O curso do Raio é um curso de referência. O Batalhão do Raio é uma referência nacional. Prova disso é que existem discentes de outras unidades da nossa federação, a presença aqui dos nossos companheiros, da Paraíba, da Polícia Rodoviária Federal que está aqui presente. A busca por esse curso tem sido bastante intensa”, indicou a oficial.

O comandante do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), tenente-coronel Joaquim de Oliveira, elogiou o nível da turma. “A gente fica muito honrado por ter policiais que saíram da zona de conforto, como os senhores, passaram seis semanas longe da família, como a gente falou, não dormindo bem, comendo pouco. Eu sei que foi muito exaustivo, muito cansado, realmente foi com muito suor e sacrifício esse processo que levou à conquista desse tão sonhado brevê. Com certeza, eu sei que não eram os planos de vocês, mas o plano de Deus. Tudo é a vontade de Deus no momento certo”, enalteceu.