Aesp inicia Curso de Aperfeiçoamento para Oficiais Combatentes e Administrativos da PM e BM

17 de setembro de 2024 - 11:59 # # # # # #

 

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, nesta terça-feira (17), a aula inaugural conjunta do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais Combatentes (CAO QOPM/BM) e do Curso de Oficiais Administrativos (CAO QOAPM/BM).

O CAO QOPM/BM conta com a participação de 44 profissionais da segurança pública, sendo 30 da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e 14 do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Já o CAO QOAPM/BM reúne 50 profissionais, sendo 30 da PMCE e 20 do CBMCE.

O treinamento tem objetivo de capacitar e aprimorar os conhecimentos dos profissionais da segurança pública do Estado, preparando-os para a ascensão profissional ao posto de major da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. Essa formação é fundamental para que os agentes de segurança pública do Ceará possam desempenhar suas funções com excelência e eficiência.

Uma das alunas do CAO QOPM/BM é a capitã BM Samara. Ela enfatizou a importância do curso de aperfeiçoamento para a formação de oficiais qualificados para desempenhar funções de gestão tanto no Corpo de Bombeiros quanto na Polícia Militar. “Com a conclusão deste curso, os capitães estarão plenamente capacitados para assumir cargos de gestão em nossas instituições militares, seja no Corpo de Bombeiros ou na Polícia Militar”, destacou.

Ainda de acordo com a capitã, a realização do curso na Aesp/CE oferece uma perspectiva mais abrangente e integrada sobre segurança pública, “Cursar este programa aqui, na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, proporciona uma visão mais ampla e integrada de gestão, que é a função dos oficiais superiores, e uma compreensão mais profunda sobre segurança pública”, concluiu a oficial.

Com 514 horas-aula e término previsto para o dia 13 de dezembro deste ano, os cursos oferecem disciplinas especializadas como Comunicação Social, Normas Internacionais de Direitos Humanos, Tecnologias e Sistemas Informatizados, Estatística e Análise Criminal, Sistemas de Defesa Civil, Tiro Policial Defensivo, Direito Militar, Comando, Controle e Comunicação, Inteligência e Contrainteligência, Armamento e Tiro Policial, Gestão de Licitações, Contratos Administrativos e Convênios, e Governança Pública. Essas disciplinas preparam os oficiais para a ascensão profissional, atualizando e ampliando seus conhecimentos e atendendo a requisitos necessários para a promoção.

O Capitão PM Ramalho, também aluno do CAO QOPM/BM, enfatizou a importância da colaboração entre as forças de segurança pública e a formação contínua proporcionada pela Aesp/CE no combate à criminalidade moderna. “A segurança pública não se resume apenas ao uso da tropa em ambientes complexos e demandantes. Hoje, a Academia, assim como toda a Segurança Pública, busca unir esforços e recursos para que todos os envolvidos na segurança, incluindo a Polícia Militar, os Bombeiros, a Polícia Civil e demais órgãos de segurança, atuem de maneira uníssona para combater a criminalidade”, afirmou o oficial.

A aula inaugural foi ministrada pelo tenente-coronel Marchezan Nacarato Rocha, da Polícia Militar do Ceará, que palestrou sobre “Gestão da Excelência: Implementação, Processos, Desempenho e Indicadores Aplicados na Segurança Pública”. Durante a apresentação, o oficial destacou a importância de estratégias de aprimoramento organizacional e a utilização de ferramentas de gestão voltadas especificamente para o contexto da segurança pública.

Com a realização desses cursos, a Aesp/CE reafirma seu compromisso com a qualidade e o aprimoramento contínuo da formação dos profissionais de segurança pública do Ceará, contribuindo para a profissionalização dos agentes de segurança pública do Estado.