Aesp conclui seminário sobre Segurança Pública na Era da Sociedade da Informação

10 de setembro de 2024 - 16:38 # # # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) concluiu nesta terça-feira (10), no Teatro do Rio Mar Fortaleza, o Seminário “A Segurança Pública na Era da Sociedade da Informação”. O evento, que reuniu especialistas, gestores, estudiosos e acadêmicos ligados à segurança pública, durou dois dias e contou com a participação de 13 profissionais de destaque na área de Segurança Pública.

Iniciado na última segunda-feira (9), o seminário destacou-se pela discussão de desafios e oportunidades que a era digital traz para o setor. O diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, enfatizou a importância do evento e a solidariedade demonstrada pela doação de mais de uma tonelada de alimentos para o programa Ceará Sem Fome. “Foi um evento fantástico, um local maravilhoso, formidável, onde conseguimos fazer uma simbiose perfeita de intercâmbio e câmbio de informação de qualidade, aliada à questão da solidariedade”, destacou.

O diretor enfatizou o compromisso da Aesp/CE em oferecer uma formação de excelência aos profissionais de segurança pública. “É nossa responsabilidade institucional proporcionar uma educação de alta qualidade a esses profissionais, de modo que isso se traduza em um serviço de segurança pública cada vez mais eficiente, visando proteger e servir com maior eficiência e qualidade a população do estado do Ceará”, concluiu.

O último dia do seminário começou com a palestra “Desafios e Perspectivas do Sistema Único de Segurança Pública”, apresentada pela diretora do Sistema Único de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Isabel Seixas de Figueiredo. Isabel enfatizou a importância da articulação interfederativa proposta pelo novo sistema de segurança, destacando a necessidade de transformar o SUSP em uma realidade palpável. “É fundamental tirar o Susp do papel, potencializando os resultados e a efetividade das políticas de segurança pública”, ressaltou Isabel.

Logo em seguida, o diretor do Departamento de Inteligência Policial da Polícia Civil do Ceará, Delegado Antonio Edvando Elias de França Júnior, abordou o tema do uso da inteligência artificial na segurança pública.

Mobilizado na coordenação de Polícia Comunitária do Ministério da Justiça, o Major da Polícia Militar do Ceará, Messias Mendes Freitas, falou sobre o policiamento de proximidade como mecanismo de prevenção às ações delitivas das facções criminosas.

O Perito Geral Adjunto da Perícia Forense do Estado do Ceará, Perito Atila Einstein, discorreu sobre “A Utilização do Banco de Dados da Pefoce na Produção de Prova Técnica”.

O Superintendente Regional da Polícia Federal no Ceará, Delegado José Antônio Simões de Oliveira Franco, discutiu o tema “Do Gotejar ao Tsunami: Os Desafios e a Trajetória da Polícia Federal até a Era da Informação”.

O Comandante do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, Tenente-Coronel Daniel Oliveira Landim, falou sobre o papel do Corpo de Bombeiros Militar na busca e salvamento de pessoas em casos de catástrofe ambiental.

Por fim, encerrando o seminário, o Coronel da Reserva da Polícia Militar do Ceará, Professor Juarez Gomes, que foi Diretor Geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (2017-2020), finalizou falando sobre “O Controle Disciplinar das Forças de Segurança Pública no Brasil”.

Os cursos de formação de soldados da PMCE, do Curso de Formação de Oficiais da PMCE (CFO), dos Cursos de Habilitação a Oficial da PMCE (CHO PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CHO BM), tiveram a oportunidade de ampliar seus horizontes sobre a importância da tecnologia e da informação no contexto da segurança pública.

O seminário abordou temas como o papel do Fundo Nacional de Segurança Pública na implementação de políticas de segurança pública no âmbito dos estados e municípios; task-forces e a cooperação de inteligência na repressão ao crime organizado; os desafios de políticas preventivas na segurança pública; a atuação da inteligência de segurança pública no enfrentamento às organizações criminosas no Ceará; policiamento de hot spots e apoio aéreo às operações policiais terrestres, entre outras temáticas.

O seminário da Aesp/CE reafirma seu compromisso em promover a excelência na formação de seus alunos e na atualização constante dos profissionais de segurança pública, preparando-os para enfrentar os novos desafios que a era da informação impõe.

Homenagem

O diretor-geral da Agência Central de Inteligência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais e presidente do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública de Minas Gerais, delegado Murillo Ribeiro de Lima, recebeu do Diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, uma honraria que simboliza distinção honorífica, representada por uma moeda, concedida a título de reconhecimento a pessoas e instituições que, por serviços prestados de forma relevante, tenham notoriamente cooperado para o engrandecimento da unidade de ensino.