Aesp/CE inicia mais um Curso de Habilitação de Oficiais para Policiais Militares e Bombeiros
19 de agosto de 2024 - 11:46 #Aesp/CE #capacitação #CBMCE #CHO PM/BM #PMCE
Com o objetivo de aprimorar e atualizar as competências profissionais, técnicas e humanísticas dos subtenentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Ceará, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) promoveu, nesta segunda-feira (19), a aula inaugural do Curso de Habilitação de Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CHO PM/BM).
A capacitação é um dos pré-requisitos essenciais para que os 74 policiais militares e os 35 bombeiros militares possam ascender ao posto de segundo-tenente do quadro de oficiais administrativos em suas respectivas corporações.
O Tenente Coronel da PMCE Carlo Rômulo, assessor de Desenvolvimento Institucional da Academia de Ensino Superior da Polícia (Aesp/CE), que representou a direção geral na aula inaugural, enfatizou a importância da Academia em oportunizar o crescimento profissional aos servidores da Segurança Pública. “Com mais essa ação, a Aesp/CE entregará à sociedade cearense mais uma grande quantidade de alunos qualificados e formados para melhor servir a população”, declarou o Tenente Coronel Carlo Rômulo.
A aula inaugural contou com duas palestras importantes. Representando a Polícia Militar do Ceará (PMCE), o assessor de controle interno e ouvidoria, Coronel Clauber Barbosa Melo, discorreu sobre “Ouvidoria como Ferramenta de Gestão”. Já pelo Corpo de Bombeiros Militar, o tema “Saúde e Trabalho na Segurança Pública” foi abordado pelo ouvidor do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Tenente-Cel José Edir Paixão de Sousa.
Um dos alunos do curso é o subtenente Haroldo, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, ele afirma que este é um dos cursos mais almejados em sua carreira. “Estou muito feliz em chegar a esse momento. Vamos apurar ainda mais os nossos conhecimentos técnicos, o que nos permitirá melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado à população cearense”, concluiu o subtenente.
O CHO PM/BM, que se estende até o dia 13 de dezembro de 2024, oferece uma carga horária total de 1.014 horas, divididas em quatro módulos. Os alunos da Polícia Militar do Ceará serão instruídos em disciplinas como Chefia e Liderança, Atuação do Profissional de Segurança Pública frente a Grupos Vulneráveis, Teoria da Administração e Fundamentos da Gestão Pública, Elaboração e Gerenciamento de Contratos e Convênios, Tiro Defensivo e Sobrevivência Policial, entre outros conteúdos.
Já os alunos do Corpo de Bombeiros Militar terão disciplinas como Fundamentos de Direito Constitucional e Administrativo, Penal Militar, Operações de Bombeiros Militares, Sistema de Defesa Civil, entre outras, visando capacitá-los para o exercício do oficialato militar e a atuação nas diversas funções do Corpo de Bombeiros Militar.
Para os alunos do CHO, a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades de liderança é encarada com otimismo. Segundo o Subtenente Mendes da PMCE e seus colegas de turma, o início deste curso é motivo de grande alegria e expectativa.”Sabemos que as disciplinas que compõem a grade curricular deste curso nos prepararão para este novo métier, um métier mais gerencial dentro das fileiras da nossa corporação. É através dessa responsabilidade que poderemos entregar o nosso melhor para nossa instituição”, completou o Subtenente Mendes.
Com a realização desta nova turma do CHO PM/BM, a Aesp/CE reafirma seu compromisso em capacitar profissionais qualificados para a Segurança Pública do Ceará, oferecendo-lhes as ferramentas necessárias para um desempenho eficiente em suas futuras atribuições.