Aesp inicia qualificação de profissionais para Operações em Atendimento Pré-Hospitalar

2 de agosto de 2024 - 16:56 # # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) deu início, nesta sexta-feira (2), a mais uma qualificação voltada a militares do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O Curso de Operações em Atendimento Pré-Hospitalar tem carga horária de 100 horas-aula, em modalidade presencial, em Fortaleza.

De acordo com a proposta educacional, o COAPH prevê o treinamento de profissionais para a atuação no atendimento pré-hospitalar de vítimas de traumas em geral, além do resgate de vítimas de casos extremos, como resgate em afogamentos, sinistros de trânsito com prisão em ferragens, estruturas colapsadas, em espaços confinados, incêndios e em locais elevados.

Além de bombeiros e policiais militares, participam do treinamento representantes da Aeronáutica. As aulas estão sendo realizadas no Batalhão de Socorro de Urgência do CBMCE, no bairro Maraponga. As aulas teóricas e práticas devem se estender até o próximo dia 16, segundo o cronograma de atividades.

São 27 conteúdos a serem ministrados à turma, como Hemorragias e Choques, Traumas Específicos, Traumas de Extremidades, Movimentação e Transporte de Vítimas, Emergência Obstétrica, Operações Aeromédicas e Emergências Clínicas.

O titular da Coordenadoria de Gestão de Pessoal (CGP) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Anderson Viana, representou o comandante-geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto, e o assessor especial desta Academia, coronel Ricardo Catanho, representou o diretor-geral da instituição. Outras autoridades civis e militares também estiveram presentes.