Aesp soma 100 bolsas de sangue em segunda ação de doações
17 de julho de 2024 - 20:55 #Aesp/CE #doação de sangue #formação aesp #Fujisan #solidariedade
Mais de 200 pessoas podem ser beneficiadas, por meio de transfusões de sangue, após uma campanha promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A ação foi realizada em parceria com o serviço de hemoterapia Fujisan, nesta quarta-feira (17), envolvendo a comunidade aespiana.
Uma das 55 bolsas arrecadadas nessa iniciativa foi doada pela aluna-soldado Tainá, do 12º Pelotão do Curso de Formação de Soldados (CFSD) da Polícia Militar do Ceará. Natural de Canindé, aos 23 anos, ela atendeu ao chamado desta Academia e efetivou a doação. “Eu comecei a dor sangue porque minha irmã tem necessidades especiais e precisou fazer umas cirurgias; eu comecei a estudar e pesquisar, vi que precisava, mas nunca conseguia doar porque não tinha o peso. Desde quando comecei (a doar), não parei mais”, recorda a militar.
Em março deste ano, em uma outra ação com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), a Aesp já havia obtido 69 doações. Somando com a ação de julho, mais de 100 doadores da comunidade aespiana doaram sangue. Cada bolsa pode beneficiar até quatro pessoas.
A iniciativa de julho foi reforçada pelas militares que estão no CFSD e no Curso de Formação de Oficiais da PMCE que, pela primeira vez, decidiram abraçar a ideia. Um deles foi o aluno-soldado Rocha, do 11º Pelotão, do município de Penaforte. “Essa é a minha primeira vez como doador, eu sempre tive vontade, mas não tive muita oportunidade. Como a minha mãe já precisou, eu me via na obrigação que, na oportunidade que tivesse, eu faria essa doação. Não tem coisa melhor que saber que você esta ajudando alguém de alguma forma, é uma sensação muito boa, principalmente a gente que é da área de segurança, a gente está aqui para servir e proteger a sociedade”, complementou.
A enfermeira Mikaelly Santos, do Fujisan, ressalta a importância do envolvimento da Aesp. “Essa parceria é muito importante porque a gente também está incentivando a doação de sangue, principalmente quem tá doando pela primeira vez vai entender que o processo é simples, é descomplicado, e vai continuar a fazer essa doação durante o ano e incentivando outras pessoas”, indicou a profissional.