Alunos do CEPM realizam treinamento de Pilotagem Tática com Motocicletas

9 de julho de 2024 - 13:17 # # # # # #

 

Na manhã desta terça-feira (09), o estacionamento do estádio Arena Castelão foi transformado em um campo de treinamento para os 30 policiais militares que estão participando do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas (CEPM/Raio – Turma I). O curso é uma ação educacional de caráter técnico-operacional promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) em parceria com o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPraio) da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). O objetivo principal do curso é desenvolver habilidades essenciais para a segurança pública, incluindo patrulhamento tático urbano, escolta de pessoas e valores, e suporte a eventos artísticos, culturais e esportivos.

Segundo o Capitão PM Thiago Aquino, monitor da primeira turma 2024 do Curso Especial de Policiais Militares com Motocicleta (CRPM), os alunos estão na segunda semana de instrução. “Hoje eles estão tendo a oportunidade de treinar a execução de frenagens e a transposição de obstáculos, curvas de média e de alta velocidade. A atividade dessa semana está sendo a instrução de pilotagem tática com motocicletas 2, onde os alunos vão aprender a execução das frenagens, aprender a transposição de obstáculos, curvas de média e de alta velocidades. Eles também irão ter pilotagem off-road, que é num ambiente sem aderência”, explica o instrutor.

A formação desses policiais vem atender uma demanda do Governo do Estado do Ceará que pretende implementar uma nova base de raio que terá sede no município de Caririaçu, como parte da continuidade da quarta fase de expansão do raio, contemplando todos os municípios com mais de 25 mil habitantes. “A gente faz essa capacitação para formar esses policiais para eles poderem integrar o raio”, acrescentou o capitão.

Essa é a 137ª edição do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas. Desde 2012, quando começou essa edição, a Aesp/CE tem formado mais de 80 militares de diversas instituições fora do estado do Ceará, incluindo policiais militares do Piauí, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, militares do exército e da PRF. O curso é considerado uma referência nacional e é reconhecido pelos “Cavaleiros de Aço do Brasil”.

No próximo dia 15 de julho, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) dará inicio a segunda turma do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas, que contará com 30 militares e 02 militares do exército. Até o final do ano, serão realizadas mais duas turmas.

Sobre o CPRaio

Com 76 unidades instaladas no Ceará, o Comando de Policiamento de Ronda de Ações Intensiva e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) segue em expansão. Essa modalidade de policiamento surgiu para reforçar a Segurança Pública na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e no interior do Estado. Atualmente, a unidade está presente em 75 cidades cearenses, possuindo cinco batalhões, 19 companhias e 58 pelotões. Em todo o Ceará, 3.063 policiais militares vestem a farda preta do CPRaio. A unidade possui, ainda, 1.428 motocicletas e 114 viaturas.

Dentre suas bases, o CPRaio possui 59 unidades em cidades do interior do Estado, 15 na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e duas estão localizadas na Capital. A expansão do comando especializado da PMCE pelo interior iniciou há nove anos, em 2015, ainda com o governo de Camilo Santana. Dando continuidade à ampliação do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas pelo Ceará, o governador Elmano de Freitas inaugurou, em dezembro de 2023, a 76ª base na cidade de Marco – Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado.