Aesp inicia cursos que capacitam militares para atuação no CPRaio e Copac

1 de julho de 2024 - 17:30 # # # # #

 

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) abriu o segundo semestre de 2024 com o início de dois cursos. As capacitações são voltadas a oficiais e praças da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) e possibilitam a formação de policiais para o Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) e para o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).

Foram iniciados pela Aesp, nesta segunda-feira (1), o Curso de Formação de Operações de Prevenção e Apoio às Comunidades e o Curso Especial de Policiamento com Motocicletas. As turmas assistiram à aula inaugural com o palestrante Franklin de Sousa Torres, da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia da Segurança Pública do Ceará (Supesp-CE), com o tema “O policiamento ostensivo e o crime organizado transnacional”.

O Curso de Formação de Operações de Prevenção e Apoio às Comunidades busca fixar, atualizar e ampliar os conhecimentos da turma voltados para policiamento preventivo especializado com foco na atuação em territórios que exigem gestão de risco mais incisiva em prol da segurança dos residentes. Já o Curso Especial de Policiamento com Motocicletas tem o objetivo de desenvolver habilidades necessárias para a execução de operações de segurança pública, abrangendo atividades como patrulhamento tático urbano e escolta de pessoas e valores, além de suporte a grandes eventos artísticos, culturais e esportivos.

O diretor-geral da Academia, delegado Leonardo Barreto, cumprimentou os alunos trazendo as boas-vindas da instituição. Filho de policial militar, ele disse estar feliz pelo momento não apenas como gestor, mas como cidadão. “Quando a gente pensa no policiamento efeito pelos policiais do Raio e do Copac, não falo como diretor-geral ou como delegado de polícia, mas como cidadão, nós automaticamente nos remetemos a duas palavras: eficiência e credibilidade. Isso é muito importante para o povo que está lá fora”, frisou.

“Nós esperamos que esses dias de cursos sejam de aprendizado fantástico, uma experiência boa para os senhores e para as senhoras. Que esse aprendizado se reverta em serviços públicos”, reiterou.

Fazem parte da turma do Curso de Formação de Operações de Prevenção e Apoio às Comunidades 46 policiais militares do Ceará. Outros 35 PMs cearenses e cinco policiais militares do Piauí estão no Curso Especial de Policiamento com Motocicletas. Dirigindo-se aos discentes, o gestor citou um provérbio africano. “Se quiser ir rápido, vá só. Se quiser ir longe, vá em turma”, sublinhou.

O cabo PMCE Nascimento faz parte do motopatrulhamento em Caucaia e disse ter grande expectativa. “Estou com 11 anos de polícia. Essas instruções só reforçam ainda mais o serviço policial militar, trazendo capacidade. Há 11 anos fiz o primeiro curso, fiz no ano passado alguns cursos… Esses cursos (qualificação) fazem com que o policial militar tenha capacidade de instrução, de novas habilidades em uma sociedade que vem se adaptando”, destacou.

“Tem que ser mais enérgico, duro, rígido em uma situação. E, ao mesmo tempo, você vira a esquina e tem que lidar com a criança para tirar uma foto, entender e ter empatia sobre aquela comunidade. Ter essas visões de outras referências faz com que o agente policial tenha a capacidade de atender a sociedade da melhor forma, que é promover os direitos do cidadão e da sociedade”, complementou.

O cabo PMPI Dos Anjos trabalha na Rocam, em Parnaíba, e destaca a importância em adquirir conhecimento da doutrina do CPRaio. “Nossa expectativa é adquirir mais conhecimento para implementar melhorias na nossa região. Estamos buscando aprender a doutrina do Raio, que é uma referência nacional, já estamos começando a aplicar esse conhecimento na nossa região, aos poucos” , explica o aluno.

O Curso de Formação de Operações de Prevenção e Apoio às Comunidades é de 160 horas-aula. Já o Curso Especial de Policiamento com Motocicletas totaliza 278 horas-aula.