Corridão: cadetes celebram avanço no CFO com atividade física no entorno da Aesp

30 de junho de 2024 - 12:29 # # # # #

Domingo de céu nublado e de temperatura amena em uma cidade como Fortaleza é um convite praticamente irrecusável para esticar um pouco mais as horas, os minutos e até os últimos segundos possíveis antes de acordar. No bairro Mondubim, onde é localizada a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), essa realidade não é nada diferente.

Mas, neste domingo (30), nossa vizinhança testemunhou mais de 200 bravos guerreiros que, bem antes das 6 horas, já haviam saltado de camas e redes para uma manhã diferente.

“Esse momento é importante porque a atividade policial não cobra somente condicionamento mental, mas também físico”, comenta o cadete Leonardo, da Polícia Militar do Estado do Ceará – aluno do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da PMCE nesta Academia. A reflexão do discente foi um dos ensinamentos de Educação Física, recém-concluída, sob a instrução do tenente-coronel Johnny. “Tradicionalmente, quando encerra-se a disciplina, todos os alunos se reúnem para a gente promover o que nós chamamos de Corridão”, explica o oficial.

A atividade reúne os militares em fase de formação tão logo sejam finalizados os conteúdos teóricos e práticos de Educação Física. Com traje esportivo branco, brasão da Gloriosa no peito junto ao nome de guerra, cada aluno se junta a colega de outros pelotões para uma corrida por vias circunvizinhas à Aesp. “A gente está sempre no ambiente acadêmico, estudando ou fazendo prova, e nos fins de semana há essa integração para essa corrida, para nos unirmos, para aliar laços entre os pelotões e, também, entre os coordenadores e monitores”, indicou a também cadete Beatriz.

Correndo e cantando, sempre de modo sincronizado e com entusiasmo, os cadetes venciam a alvorada e comemoravam a superação de mais uma fase do CFO. As atividades curriculares do curso tiveram início em abril último, com previsão de conclusão para o fim do próximo ano.

Curso de Formação de Oficiais

A formação dos novos tenentes é promovida pela Aesp com o apoio da PMCE, tendo duração de quatro semestres letivos e possuindo uma carga horária de 4.742horas/aula.

A capacitação segue uma matriz curricular diversificada que inclui instruções teóricas e práticas de técnica policial militar; policiamento ostensivo geral; polícia comunitária; planejamento operacional; inteligência em segurança pública; tiro policial defensivo; defesa pessoal; gestão da qualidade; gerenciamento de crises; elaboração e gestão de projetos. Além de conhecimentos da área jurídica e de diversas modalidades de policiamento.

Os oficiais das corporações militares são os responsáveis por desempenhar funções de comando e gestão direta com a tropa. Além de gerenciar recursos humanos e logísticos da corporação.