Aesp/CE realiza reunião de alinhamento com alunos-soldados que reforçarão policiamento

14 de junho de 2024 - 15:59 # # # # #

 

Mais de mil alunos-soldados da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) estão cumprindo, na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), os últimos protocolos para reforçar o policiamento de Fortaleza e de outros municípios cearenses. Os militares estão conferindo uniformes e outros itens antes de passar oficialmente para o policiamento ostensivo. O reforço foi anunciado, na última quarta-feira (12), pelo governador Elmano de Freitas.

São 1.135 homens e mulheres que, pela primeira vez, estão vestindo o uniforme da Gloriosa. A partir da próxima semana, principalmente na Capital e na Região Metropolitana, esse efetivo deve ser empregado para garantir proteção e segurança à população local e aos nossos visitantes. Como missão, esses militares estarão em vias, espaços públicos, corredores e centros comerciais, regiões de fluxo turístico e pontos de movimentação – entre outros locais – para a prevenção da prática criminosa e para a repressão de crimes violentos letais intencionais.

Atentos a cada detalhe, do coturno ao quepe, os novos quadros não escondem a emoção de sentir ainda mais forte o sangue da polícia correr nas veias. Como missão, esses militares estarão em vias, espaços públicos, corredores e centros comerciais, regiões de fluxo turístico e pontos de movimentação – entre outros locais – para a prevenção da prática criminosa e para a repressão de crimes violentos letais intencionais.

“Mais uma vez, esta Academia cumpre o seu papel de formar profissionais com uma inclinação clara para a eficiência e para a excelência. Atendendo ao chamado do governador Elmano de Freitas e do secretário (da Segurança Pública e Defesa Social), Roberto Sá, esse reforço estará a postos para promover a paz e o bem-estar, elevando a sensação de segurança para o nosso povo. De um modo bem claro, reprimido a conduta criminosa e o crime organizado”, apresenta o diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto.

De acordo com o gestor, a sociedade local e os nossos visitantes terão a certeza de que os alunos-soldados têm um olhar diferenciado. “Nós, da Aesp, por orientação expressa do governador do Estado, revisamos e reavaliamos matrizes pedagógicas, disciplinas, estruturas curriculares… Esses alunos-soldados possuem uma capacitação que não deixa a desejar para nenhuma outra Polícia Militar. São profissionais capazes, com elevada capacidade operacional, vocacionados e determinados a cumprir os objetivos com hierarquia, disciplina e união, dentro de um projeto claro de integração “, reiterou Barreto.

Militares estão prestes a ir para as ruas

O governador Elmano de Freitas anunciou, nas redes sociais, o reforço de 1.135 policiais militares a partir da próxima semana. “A chegada desse reforço é para a nossa população perceber, ver e sentir uma maior presença da polícia nas nossas ruas. Vamos seguir no combate das organizações criminosas que tanto amedrontam o nosso povo”, explanou.

A atuação dos novos policiais militares se dará a pé e também de forma motorizada em ruas, praças, áreas de praias, centros comerciais, corredores de grande movimentação de pessoas, além de outros locais.

Grupos estão conferindo uniforme nesta Academia

Cada aluno-soldado está vestindo, pela primeira vez, o uniforme da PMCE. O momento permite que tanto os militares quanto a própria Academia possam conferir detalhadamente a correção e a adequação dos itens individuais, além da transmissão de informações e orientações sobre o traje e demais itens.

Nos braços direitos e esquerdos, respectivamente, a bandeira estadual e o brasão da corporação. Em cada peito direito, devidamente conferidos, os nomes de guerra. E, como não poderia ser diferente, mais de mil corações batendo mais forte no peito esquerdo. Assim têm sido as últimas horas, na Aesp, com a preparação dos alunos-soldados da PMCE que reforçarão a Segurança Pública.

“Antes de ir às ruas, cada aluno-soldado passará por uma verificação minuciosa de uniformes. Desde o posicionamento correto das insígnias aos nomes de guerra, tudo deve estar na mais perfeita ordem, em conformidade com os procedimentos operacionais padrões da Polícia Militar”, enfatiza o orientador da Célula de Ensino Militar da Aesp, tenente-coronel PMCE Carlo Rômulo Matos Barreto.

O oficial convoca a população a bem receber os novos reforços e prevê um bom trabalho a ser cumprido pelos militares. “Que a sociedade tenha a certeza de que, aqui, na Aesp, esses homens e mulheres sempre demonstraram vontade e amor por essa corporação, uma vontade enorme de contribuir, de trabalhar em prol do bem-estar, da paz… Tenho a convicção de que será uma turma de excelentes quadros”, comenta o tenente-coronel.